Novidades

Seguro Rural: uma modalidade que você precisa conhecer

As condições climáticas afetam em cheio a rentabilidade econômica e produtividade de agricultores, logo, o seguro rural surge para proteger os produtores dessas questões, além da variação de preços e alta volatilidade que costumam ocorrer na atividade agrícola.

Se você atua no setor agrícola e deseja entender melhor como funciona o seguro rural continue lendo o artigo! 

O que é o seguro rural 

A área da agricultura é a mais afetada por variações climáticas, como chuvas em excesso, ou a falta dela por exemplo. Logo, o clima acaba sendo um dos principais riscos para a produção rural, além de ser algo que o agricultor não consegue prever. 

O seguro rural surge como uma proteção para o agricultor, com o objetivo de diminuir perdas e recuperar o capital investido nas plantações. Além disso, outro fator adverso que agricultores enfrentam é a alta variação de preços que pode prejudicar os investimentos e rentabilidades.

Quais as principais vantagens deste seguro?

Além da proteção contra fenômenos climáticos que afetam a lavoura, há coberturas que atendem tanto o produtor quanto a sua produção. 

Outra vantagem é a garantia que o agricultor pode oferecer aos seus financiadores, investidores e parceiros de negócio, ou seja, todos os interessados na minimização de riscos que o seguro oferece. 

O seguro também fornece proteção especial para toda a família. Agricultores dependem do rendimento da produção para o sustento e, no caso de algum fator adverso, é possível contar com essa forma de proteção, trazendo segurança e conforto para todos.

Quais são as modalidades do seguro rural? 

O seguro rural conta com produtos específicos para atender todas as necessidades do agricultor, passando pelo armazenamento de insumos, mercadorias e beneficiamento de produtos. Logo, é possível contar com: 

  • Seguro agrícola;
  • Seguro pecuário;
  • Seguro aquícola;
  • Seguro de benfeitorias e produtos agropecuários;
  • seguro de penhor rural;
  • seguro de florestas;
  • seguro de vida do produtor rural;
  • seguro de cédula do produtor rural. 

Na contratação do seguro, é preciso estar atento para saber quais situações estarão cobertas ou não. Por isso, entre em contato com um corretor de seguros de confiança para que seja indicado o produto que mais atenda às suas necessidades. 

Para quem o seguro rural é indicado? 

O seguro rural pode ser contratado tanto para grandes produtores que contam com maquinário moderno e alta produtividade, como também para o pequeno agricultor, que possui e depende da cultura familiar e deseja se proteger contra qualquer eventual risco que possa afetar seu trabalho.

Logo, qualquer pessoa física ou jurídica que cultive ou produza espécies contempladas pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) pode solicitar ao Ministério da Cultura  um seguro com custo reduzido para a sua produção. 

No entanto, para contratar o seguro rural, é necessário entrar em contato com um corretor de seguros, para que ele indique uma seguradora habilitada pelo Ministério da Agricultura no programa de subvenção. Além disso, o corretor irá direcionar sobre como proceder diante da contratação, e quais coberturas mais valem a pena para você. 

Confira mais também sobre o seguro máquinas e equipamentos, essencial para a proteção do maquinário.

Deseja saber mais sobre o seguro rural? Entre em contato conosco, assim podemos apresentar um produto que se encaixe com a sua necessidade!   

adminSeguro Rural: uma modalidade que você precisa conhecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *