Por acaso seu carro oferece regulagem de cambagem ou nunca sequer ouviu falar disso? Bom, se você tem o costume de dirigir em pistas esburacadas e cheias de fissuras — como, infelizmente, já é de praxe no Brasil —, é melhor começar a se preocupar. A cambagem é a medida da inclinação das rodas em relação ao solo, que deve, idealmente, ser perpendicular, formando um ângulo reto, de 90 graus, em relação ao chão.
Assim, quanto mais pancadas e buracos, mais instabilidade no veículo e menos chances de as rodas conservarem a inclinação ideal. E as indesejáveis rodas tortas precisam de cambagem! Percebeu agora a importância da regulagem desse item? Para que você saiba qual é a hora de solicitar a revisão da cambagem do seu veículo, continue lendo agora mesmo nosso post:
As rodas estão inclinadas como se não suportassem o peso da lataria?
A melhor forma de verificar se o carro precisa de uma cambagem é olhando para as rodas enquanto o veículo estiver estacionado em linha reta, em um local plano. Veja se as dianteiras e traseiras apresentam deformidades, ou seja, se estão voltadas para dentro ou para fora, em vez de formar um ângulo reto. Se for o caso, passou da hora de mandar o carro para a revisão e fazer uma cambagem total.
O veículo está ficando cada vez mais instável nas curvas?
Se o carro não anda apresentando um bom desempenho, ficando instável, principalmente nas curvas, como se fosse capotar, pode ser um sinal de que a cambagem é necessária. Lembrando que a principal função da inclinação é justamente compensar os esforços laterais que o veículo faz durante as curvas, dando mais segurança ao motorista. Melhor não vacilar então, certo?
O carro acabou de cair em uma cratera no meio da pista?
Não há nada mais desagradável do que ser pego desprevenido por um buraco na pista quando se está ao volante, não é mesmo? E quanto maior for a cratera, maior será o solavanco, possivelmente levando ao comprometimento da suspensão, do alinhamento, do balanceamento e da cambagem, não necessariamente nessa ordem. Portanto, sempre que seu carro for engolido por um buraco, é bom procurar a revisão da concessionária.
A revisão na concessionária não é feita há um bom tempo?
Se seu carro não vê uma revisão desde que saiu pela primeira vez da concessionária, provavelmente você está colocando em risco não só sua própria segurança, mas também a vida útil da suspensão e dos pneus. A falta de cambagem muitas vezes vem depois do descuido do motorista com o alinhamento e o balanceamento, que devem ser frequentes para que a inclinação das rodas não seja naturalmente alterada.
Agora que você já se convenceu da importância da cambagem para a preservação da vida útil dos pneus, entre outros fatores, não se esqueça de agilizar a revisão desse item, principalmente quando for alinhar e balancear o carro. E para se assegurar de que a cambagem realmente seja executada de acordo com os padrões técnicos, busque sempre a oficina autorizada da sua concessionária, pois só ela é capaz de atendê-lo com profissionais especializados e equipamentos adequados para uma regulagem precisa. Afinal, de prejuízo, já bastam os danos aos pneus causados pelas nossas péssimas rodovias, não concorda?
Agora comente aqui e nos conte se alguma vez já fez a revisão da cambagem do seu veículo! Ainda tem dúvidas sobre essa regulagem? Compartilhe seus questionamentos e suas experiências conosco!
Deixe um comentário