Novidades

Calibragem de moto: conheça 3 cuidados básicos

Qual foi a última vez que calibrou os pneus da sua motocicleta? Faz tanto tempo que nem se lembra? Se você é um daqueles motoristas descuidados que só vai ao posto quando o ponteiro do combustível está no vermelho, sua moto pode te deixar na mão, ou melhor, a pé, a qualquer momento.

É que, além de desgastar a borracha dos pneus, a falta de calibragem deixa a moto instável, desperdiça gasolina e ainda oferece riscos para a segurança do condutor. Tá a fim de evitar tanta dor de cabeça? Então deixe a preguiça no acostamento. Chegou a hora de aprender, de uma vez por todas, sobre os 3 cuidados básicos com a calibragem. Confira!

Quando calibrar

Não tem coisa pior do que pegar a moto para aquele passeio no domingão à noite só pra curtir a brisa no rosto e constatar que os pneus estão em frangalhos. Se não quiser que eles te deixem na garagem, acabando com todo o clímax “Born to be Wild” do fim de semana, trate de verificar a pressão deles no mínimo de 15 em 15 dias. Quando tiver acostumado, procure calibrar pelo menos uma vez por semana. A medida previne eventuais rachaduras nos pneus e evita que você tenha que arcar com o custo de um novo par para sua moto.

Calibre sempre de manhã

Na correria frenética do dia a dia, muitos motoristas só se lembram de calibrar quando já estão na metade do caminho para o trabalho. E aí, o que acontece? Os esquecidinhos sob duas rodas param no primeiro posto que encontram pela frente para realizar o procedimento, o que é um erro quase fatal. Quer saber o porquê?

Quando estão quentes, os pneus promovem uma agitação das moléculas dentro da câmara, produzindo um resultado totalmente deturpado na calibragem a partir do momento em que você inserir a mangueira de ar. Portanto, procure calibrar logo pela manhã, e sempre depois de um deslocamento que não ultrapasse os 3 km, ok?

Conheça a pressão certa ao fazer sua calibragem de moto

Você teve o trabalho de levar a sua motocicleta para calibrar no posto da esquina da sua casa. Depois de desenrolar a mangueira de ar, percebe que não tem a menor ideia de qual seja a pressão certa. Não vá me dizer que esqueceu de consultar o manual do fabricante quanto à calibragem ideal do modelo da sua moto? Bom, nesse caso, consulte o frentista, ele está ali pra te ajudar.

Se o seu intuito é transitar apenas pela cidade, os pneus devem estar um pouco mais cheios, em torno de 35 libras, justamente para evitar que venham a rasgar ou furar ao passar pelos inúmeros destroços deixados nas pistas. Caso esteja disposto a uma aventura no maior estilo off-road, o ideal é encher menos, por volta de 15 libras, para que os pneus tenham mais aderência ao solo e não te levem a capotar no primeiro obstáculo. Já pensou?

A calibragem de moto é muito mais que uma simples questão de manutenção. O procedimento é uma garantia a mais para a sua segurança. E em dias como os nossos, é bom não bobear: são tantos acidentes envolvendo motocicletas que as autoridades já os taxaram de epidemia das grandes cidades. Se cuida!

E então, gostou das nossas dicas? Ainda tem alguma dúvida sobre a calibragem ideal dos pneus da sua moto? Gostaria de contratar um seguro moto para você? Conte pra nós através dos comentários!

adminCalibragem de moto: conheça 3 cuidados básicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *