Novidades

Carro alienado: 3 pontos que merecem atenção

Como a crise não facilita para ninguém, o jeito é tentar economizar, não é mesmo? Mas antes de se deslocar até aquele feirão de carros usados perto da sua casa com preços imbatíveis ou mesmo negociar um 0km que caiba no bolso, é bom ficar atento à uma condição que, se por um lado pode viabilizar o financiamento do automóvel, por outro costuma abrir precedentes para dores de cabeça infinitas. Sim, estamos falando do carro alienado, literalmente, um carro que ainda não foi totalmente quitado e que, portanto, no papel, pertence a um banco ou financeira (na maioria dos casos).

Então, se você não quiser passar raiva depois de adquirir um patrimônio importante como esse, nós te damos mais três razões para tomar cuidado ao comprar carro alienado. Confira abaixo.

Risco de estelionato 

Principalmente quando você estiver negociando um carro usado com preço muito abaixo da tabela, desconfie! O proprietário do veículo pode estar te repassando um bem alienado com muitas parcelas a serem quitadas e, na pior das hipóteses, com mandado judicial de busca e apreensão expedido por falta ou atraso de pagamento. 

Além de verificar se o item “Título de Propriedade” do documento do carro traz a classificação “alienação fiduciária”, consulte a placa no site do Detran do seu Estado e, se possível, veja se há processos criminais contra o proprietário. 

Blitz  

Se você quer comprar carro alienado cujo dono é algum amigo ou parente, talvez ache vantajoso evitar toda a burocracia envolvida na transferência do financiamento para o seu nome. Afinal, basta que seu conhecido lhe entregue o bloqueto com as parcelas do financiamento diante da sua promessa de que irá pagá-las em dia. 

Mas esse ato de ingenuidade pode gerar problemas para os dois lados, especialmente em se tratando de blitzen. Primeiro porque a autoridade policial questionará o motivo pelo qual estará portando o documento do carro em nome de outra pessoa. Em segundo porque, se o “novo” proprietário do carro atrasar uma só parcela, quem irá receber telefonemas de cobrança será o proprietário anterior (ou proprietário de fato), que pode ser incluído no SPC ou ter que assumir algum tipo de responsabilidade civil e criminal.   

Depreciação no valor total do veículo  

Independentemente se você queira comprar carro alienado novo ou usado, cedo ou tarde você provavelmente terá a intenção de renegociá-lo ou vendê-lo em função da desvalorização do modelo, correto? Mas como, hoje em dia, bancos e financeiras tendem a facilitar o financiamento, estendendo a quantidade de parcelas para até 80 meses em alguns casos, fatalmente um saldo devedor considerável entrará no meio da renegociação do seu veículo no futuro. 

Ou seja, por causa da alienação, seu carro passará a valer bem menos do que o preço justo, caso queira empenhá-lo antes de quitar todas as parcelas.     

Bom, você acabou de ver alguns motivos para tomar cuidado ao comprar carro alienado. Mas se, mesmo assim, você acreditar que essa seja a melhor forma de adquirir o automóvel que sempre quis, não pense duas vezes em contratar um seguro auto com a Volant para não correr riscos extras. Converse com um de nossos consultores! 

adminCarro alienado: 3 pontos que merecem atenção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *