Quando chega a hora de trocar o óleo ou alinhar e balancear os pneus do carro, você provavelmente pensa: para que vou levar meu carro para trocar óleo lá na concessionária se eu posso levá-lo logo ali, no posto da esquina? Afinal de contas, é muito mais barato, não é mesmo? Aí é que você se engana! Pode até sair, a princípio, mais barato, mas quando você delega esse serviço a desconhecidos, você passa a correr uma série de riscos. E um deles é o de ter que arcar com prejuízos que você jamais teria caso tivesse entregado seu veículo nas mãos de um mecânico autorizado. Ainda não se convenceu?
Pois então confira agora mesmo nossos outros 3 ótimos motivos para não cair nessa cilada:
Evitar prejuízo com reposição de peças
Não se deixe enganar pela larga oferta de serviços — como troca de óleo, alinhamento e balanceamento, entre tantos outros — disponibilizados aos clientes nos postos de combustível e milhares de pequenas oficinas espalhadas pela cidade afora. Normalmente, esses locais não contam com profissionais devidamente capacitados para manusear os componentes do seu motor, podendo vir até a danificá-los pelo uso incorreto. E aí o prejuízo é certo. Imagine abrir o capô do seu carro e perceber que a caixa do seu filtro de ar foi arrebentada? Melhor evitar esse pesadelo, não é mesmo?
Evitar cair no conto da carochinha
Outro comportamento um tanto quanto duvidoso sobre essa prestação de serviços não autorizada é com relação aos produtos vendidos. Como esses estabelecimentos têm como objetivo primordial vender e lucrar, muitas vezes os frentistas podem, por pura falta de preparo, aproveitar-se da pouca informação de motoristas leigos em mecânica para vender garrafas de óleo com propriedades que não necessariamente correspondem ao respectivo modelo do carro. E isso, em curto e médio prazos, acaba comprometendo o rendimento e o desempenho do veículo. Já as autorizadas seguem à risca as instruções do manual do proprietário para que você não precise preocupar se está comprando gato por lebre. Muito mais seguro, não concorda?
Pagar sem levar
Só as concessionárias autorizadas possuem os equipamentos adequados, devidamente regulamentados e supervisionados para atender corretamente às necessidades do seu veículo. Um balanceamento feito em qualquer oficina de bairro pode tranquilamente operar fora dos padrões recomendados para o seu modelo de veículo, produzindo resultados insatisfatórios. Não raro, clientes de oficinas não autorizadas saem achando que os pneus foram devidamente alinhados e balanceados, quando, na verdade, não o foram. Mais uma vez as concessionárias saem na frente!
Além de contar com um atendimento personalizado e facilidades nas formas de pagamento, quando você cumpre os prazos das revisões periódicas da sua concessionária autorizada, ganha uma garantia a mais de segurança e de certeza de que seu carro jamais o deixará a pé. Afinal, você leva seu automóvel com a intenção de checar apenas o óleo e os pneus e sai de lá com o carro novinho em folha e ainda mais seguro, pois nenhuma possível falha de freio, motor, suspensão ou outros itens cruciais do veículo deixa de ser detectada pelo checklist dos mecânicos especialistas.
E então, agora está convencido da importância de trocar o óleo e realizar revisões apenas em oficinas autorizadas? Já teve más experiências com oficinas de bairro? Comente aqui e compartilhe suas histórias conosco!
Deixe um comentário