Você sabia que a Superintendência de Seguro Privados criou o Índice de Veículos Roubados (IVR) para facilitar a mensuração dos carros mais roubados no Brasil?
No entanto, é importante ressaltar que apenas os veículos que possuem um seguro contratado são computados nesse ranking. Então imagine que a lista pode ser muito maior!
Quando pegamos, por exemplo, Belo Horizonte, a ocorrência de roubo de veículos é frequente. Levantamento da Susep feito em 2020 demonstrou certo padrão para o crime. Veja:
- Os modelos mais visados pelos assaltantes são, de forma geral, utilitários;
- Veículos escuros ou mais rápidos também atraem a atenção de criminosos.
A partir desses dados, existem 10 modelos de veículos que foram os mais roubados em BH em 2020, segundo o Detran. Confira:
- Hyundai HB20;
- Chevrolet Onix;
- Toyota Corolla;
- Volkswagen Gol;
- Renault Sandero;
- Honda Fit;
- Ford Pálio 1.0;
- Ford Ka 1.0;
- Chevrolet Prisma;
- Por fim, o décimo lugar é do Ford Fiesta 1.0 e acima.
O famoso mito do carro popular
Muitas pessoas pensam que, ao comprar um “carro popular”, estarão economizando. No entanto, modelos como o Fiat Palio, Fiat Uno Way, Ford Ka e Chevrolet Onix são extremamente visados pelos ladrões de carros no Brasil.
O grande número de vendas aumenta a procura por peças no mercado negro, além de facilitar a venda dos veículos roubados. Consequentemente, o preço do seguro dos carros considerados populares geralmente é mais alto, devido ao número de roubos na categoria.
Por isso, muitas vezes a economia no valor de compra do carro é “perdida” no seguro, além das chances de roubo e furto serem muito maiores.
Roubo de motocicletas em alta
Com a popularização dos aplicativos de entrega de comida, as motos também se tornam alvos até mais fáceis que os automóveis nas grandes cidades. Assim, um seguro pode ser acionado em casos de assalto quando a moto é levada.
Vale prestar atenção também ao furto, que ocorre quando a moto é levada sem o conhecimento do proprietário. Neste caso, a cobertura cobre a reposição da moto de acordo com um valor de referência. As coberturas de roubo e furto costumam ser apresentadas juntas na apólice.
Fazer um seguro auto é a melhor forma de proteger o seu veículo
Ao observar o ranking com atenção, podemos perceber que os ladrões levam diversos fatores em consideração como: a cor, o número de vendas, a fabricação de peças etc.
Com isso, a única maneira de realmente garantir a proteção do seu veículo é fazendo um seguro auto. Afinal, o seu carro pode ser popular, importado ou até mesmo não ser mais fabricado e ainda assim estar na mira dos carros mais roubados no país.
Então se você ainda não possui um seguro auto contra roubo de carros e motos, entre em contato com a nossa equipe especializada para solicitar um orçamento!
Deixe um comentário