Novidades

Seguro Rural no Brasil: por que ele é importante?

Você conhece o seguro rural? A contratação deste um seguro pode reduzir prejuízos ocasionados por condições climáticas, e ainda proteger o produtor e sua produção de imprevistos. 

As recentes variações de temperatura e queimadas no Brasil mostraram como agricultores, pecuaristas e mesmo proprietários de áreas rurais devem estar preparados para diversos riscos.

O seguro rural é uma maneira de proteger a produção contra perdas causadas por fenômenos da natureza, e ainda fornece garantias aos fornecedores e investidores e parceiros de negócio. Quer saber mais sobre este seguro? Continue a leitura!

Como funciona o seguro rural

O seguro rural é um produto oferecido para a área do agronegócio, sendo direcionado para grandes e médios agricultores. Pequenos produtores contam com programas do governo para pagamento de custeio agrícola, conhecidos como Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária). 

Enquanto o Proagro funciona como um seguro agrícola de custeio, o seguro rural possui coberturas específicas para todas as etapas do processo produtivo, desde o plantio ao armazenamento de insumos e mercadorias, até o beneficiamento e processamento de produtos. 

Logo, o seguro rural atua como uma proteção para agricultores com o objetivo de proteger e recuperar o capital investido na produção em caso de imprevistos. 

No campo, são vários fenômenos que podem afetar a produção agrícola, desde questões climáticas, como o excesso ou a falta de chuva, incêndios, pragas e a alta volatilidade de preços. 

Qual a importância de contratar este seguro? 

É comum no campo a prática de queimadas visando remover a cobertura vegetal de um terreno para limpeza.  Como mostram as recentes notícias no país, é uma questão de difícil o manejo que pode acarretar em sérias devastações ambientais. 

É preciso ficar atento, pois o seguro rural só pode ser acionado em função de incêndio acidental que ocasione danos à plantação, como é o caso de queda de raios, por exemplo.

É importante destacar que são excluídos deste seguro incêndios resultantes de práticas propositais, como é o caso da limpeza de terrenos por iniciativa do segurado. 

O mesmo vale para a questão da seca – o seguro pode ser acionado apenas em caso de seca de origem meteorológica. O produtor rural pode até mesmo perder a garantia da indenização e ter o seguro cancelado, caso seja provado que a prática foi intencional.

Além disso, o segurado também pode perder o direito da indenização em caso de não comunicação à seguradora na ocorrência de qualquer sinistro. 

Por isso, em caso de sinistro é importante comunicar o seu corretor de seguros e a seguradora a ocorrência do fato. Assim, a empresa irá verificar se há cobertura em relação ao evento, e apurar os eventuais prejuízos concluindo se procede ou não o pagamento da indenização. 

Quais são as modalidades do seguro rural? 

Uma grande vantagem de contar com o seguro rural é que este produto pode ser acionado em todas as fases do processo produtivo. Logo, é uma proteção tanto para o agricultor como para os investidores. Algumas das modalidades deste seguro são: 

  • seguro agrícola;
  • seguro pecuário;
  • seguro aquícola;
  • seguro de benfeitorias e produtos agropecuários;
  • seguro de penhor rural;
  • seguro de florestas;
  • seguro de vida do produtor rural;
  • seguro de cédula do produtor rural;

O seguro agrícola é uma das modalidades mais importantes comercializadas no Brasil, pois oferece várias garantias ao agricultor. 

Entre elas, estão a cobertura da produção agrícola causadas por fenômenos climáticos, como excesso de chuva, incêndio, queda de raio, tromba d’água, ventos fortes, granizo, seca, geada, e variações excessivas de temperatura – situação comum que vem acontecendo no Brasil recentemente. 

Os riscos citados acima também estão cobertos pelas modalidades de seguros de benfeitorias e produtos agropecuários, além de penhor rural e florestas. 

Converse com uma corretora de seguros para entender qual modalidade melhor atende às suas necessidades e da sua produção. 
A única forma de estar preparado e protegido em relação aos imprevistos no campo é com o seguro rural. Converse com um dos corretores da Volant hoje mesmo e garanta a proteção da sua produção.

adminSeguro Rural no Brasil: por que ele é importante?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *