O Seguro Responsabilidade Civil Profissional ainda é desconhecido por muitos profissionais. Mas ao contrário do que você possa pensar, essa modalidade não é uma novidade.
Essa modalidade surgiu para amparar profissionais que precisam lidar com imprevistos de trabalho. Sendo assim, é um tipo de cobertura ideal para trabalhadores dos mais variados nichos de atuação.
Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre os 4 pontos que você precisa saber sobre o Seguro Responsabilidade Civil Profissional. Continue lendo!
1. O que é o Seguro Responsabilidade Civil Profissional?
O seguro de responsabilidade civil profissional protege o patrimônio de uma empresa contra riscos causados a terceiros. Ou seja, qualquer dano material ou até mesmo físico de sua responsabilidade ou não, será restituído.
Dessa forma, a seguradora fica responsável por reembolsar valores referentes a indenizações, acordos e reparos. Também é possível contratar apólices individuais de RC profissional nas áreas de agronomia, medicina, engenharia, entre outros.
Essas modalidades podem ser contratadas por meio dos conselhos regionais da categoria. Com isso, o seguro RC profissional ampara judicialmente e financeiramente em caso de falhas ou imprevistos na prestação de serviços.
2. Tipos de cobertura
O seguro de responsabilidade civil possui diversas modalidades capazes de auxiliar o segurado das mais variadas formas. Como por exemplo: seguro responsabilidade civil familiar, seguro “rc” para prática de esportes, entre outros.
Já o seguro responsabilidade civil profissional é indicado para pessoas físicas que atuam como profissionais liberais. Uma vez que esse grupo está sujeito a uma série de situações de riscos e imprevistos que podem resultar em grandes prejuízos.
Por isso, na hora de contratar o seu seguro, certifique-se de que está escolhendo a cobertura certa para as suas necessidades.
3. Direitos e deveres do segurado e da seguradora
Outro ponto imprescindível para saber antes de contratar o seu seguro de responsabilidade civil profissional é: os direitos e deveres do segurado e da seguradora. De forma resumida, o contrato do seguro será responsável por estabelecer as obrigações e direitos de ambas as partes.
Por isso, na hora de solicitar o contrato, é fundamental solicitar a ajuda do corretor de seguros para evitar surpresas. No entanto, para garantir que tudo aconteça da maneira certa, a boa-fé por parte do contratante é de extrema importância.
Ou seja, no momento da elaboração da proposta, o segurado deve fornecer informações e dados reais, caso contrário, a cobertura selecionada pode ser invalidada.
Também é válido ressaltar que a apólice deve fornecer todos os direitos, deveres e restrições do segurado. Dessa forma, antes de fechar o negócio, tire um tempo para entender o contrato do seu seguro responsabilidade civil profissional.
4. Quando contratar um seguro de responsabilidade civil profissional?
Acidentes, erros e imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa e a qualquer momento, e quando terceiros entram nessa equação, o risco é ainda maior.
Por isso, a melhor alternativa é se prevenir ao máximo, e uma cobertura de responsabilidade civil profissional é ideal para isso. Com isso, podemos concluir que não existe um momento ideal para contratar um seguro.
Na hora de fechar o negócio, é possível realizar a contratação individual ou por cobertura adicional para outros tipos de seguros, como seguro auto, residencial,etc. O importante é entender que a prevenção é a melhor alternativa para evitar prejuízos.
Agora que você já sabe os 4 pontos principais sobre o seguro responsabilidade civil profissional, garanta que seu negócio esteja amparado contra imprevistos.
Entre em contato com a Volant para solicitar seu orçamento agora mesmo!
Deixe um comentário