A pintura do carro é um item que até quem não é um verdadeiro apaixonado pelas 4 rodas sabe admirar. Quanto mais brilhante, maior a impressão de que se trata de um automóvel em ótimo estado de conservação, daqueles que dão gosto só de entrar. No entanto, não é nada fácil manter a pintura da lataria sempre bem cuidada, quanto mais na correria desenfreada do dia a dia. É algo que exige dedicação e sabedoria para escolher os produtos certos e evitar deixar o veículo exposto a condições adversas.
Neste post, confira 4 dicas para manter a pintura do carro como nova!
1 – Lavagem
Pode soar um pouco óbvio, mas a verdade é que lavar o carro no mínimo uma vez por semana é um fator que contribui – e muito – para a vida útil da pintura. Isso porque, diariamente, a superfície da lataria entra em contato com uma série de agentes diferentes, o que, aos poucos, acaba danificando a pintura. Só evite usar a água indiscriminadamente com mangueiras em plena crise hídrica, ok? Na dúvida, opte pelo bom e velho balde com água.
2 – Não adie o martelinho de ouro
Se você coleciona riscos e amassados na sua lataria, não adie a visita ao Martelinho de Ouro. É que, conforme permanecem expostos, riscos e amassados provocam a oxidação da lataria, o que vai fazer com que fique muito mais difícil a recuperação da pintura nesses locais. Para conter manchas e tampar pequenos riscos, o mercado disponibiliza produtos bons e baratos, como os eliminadores de riscos, que removem aqueles que ainda estão superficiais com apenas uma aplicação.
3 – Cera e polimento
O ideal é que você aplique a cera e o polimento de três em três meses, para dar aquele UP na camada protetora — basta usar os produtos adequados, como cera automotiva e uma flanela. Para que o procedimento seja perfeito, o ideal é aplicar o produto com o carro “frio” e, de preferência, debaixo da sombra. E se por acaso a cera não resolver a situação, o ideal é partir para o polimento, que demanda a supervisão de um profissional para que a tinta não seja danificada durante o processo.
4 – Não deixe a pintura do carro exposta às condições climáticas
Bom, agora que você ficou por dentro de algumas medidas para manter a pintura do veículo sempre brilhando, saiba que de nada adianta gastar tempo e dinheiro cuidando de detalhes se você normalmente deixa seu patrimônio totalmente exposto às condições climáticas, especialmente em viagens.
Chuva de granizo, sol excessivo e principalmente maresia são agentes naturais que detonam a camada de proteção da pintura. E o que dizer das fezes de pássaros, altamente corrosivas para a pintura e de difícil remoção? O ideal, em todos esses casos, é que você procure sempre estacionar em locais cobertos e fechados. Pode ter certeza: os gastos com a conservação da sua pintura serão bem menores.
E então, esse post foi realmente útil para você? Ainda ficou com alguma dúvida sobre a manutenção da pintura do carro? Compartilhe com a gente por meio dos comentários!
Deixe um comentário