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Manutenção preventiva: 5 itens essenciais na hora da revisão

Se você deixa para fazer a manutenção preventiva no carro apenas na hora de viajar ou quando começa a ouvir ruídos estranhos, pode estar correndo um sério risco de ficar na mão. É que, no primeiro caso, pode não dar tempo de checar e, se necessário, consertar itens essenciais antes de pegar a estrada. No segundo, talvez seja tarde demais, e o prejuízo para resolver o problema pode pesar muito mais no bolso.

Para manter a boa performance do veículo, o ideal é que a revisão seja feita no mínimo a cada 6 meses e no máximo a cada ano, com uma check list que, de preferência, não exclua os pontos mais determinantes para o funcionamento do carro. Abaixo, nós listamos 5 itens que não podem ficar de fora da sua revisão. Confira!

Pneus

Conforme o tempo de uso, os sulcos ou cavidades da superfície dos pneus vão ficando comprometidos, indicando que houve perda de borracha, resultando no popular “pneu careca”. Quando os pneus atingem esse estado, podem perder a aderência ao solo e causar acidentes — logo, é bom trocar e ficar atento a outras deformidades, como rachaduras e bolhas internas.

Alinhamento e balanceamento

Com os pneus 100%, o passo natural é alinhar e balancear, dando mais estabilidade ao veículo. Volante trepidando, dificuldade de manter o carro em linha reta e gasto excessivo de combustível são sinais claros de que já passou da hora de alinhar e balancear. Por isso, não descuide desses serviços tão básicos!

Óleo

É importante seguir as recomendações do manual do proprietário acerca do tipo de óleo requisitado para o modelo do seu carro, bem como a periodicidade para a troca que, se negligenciada, pode ocasionar a fusão do motor. Geralmente, o óleo é trocado a cada 6 meses ou a cada 5.000 km rodados, mas esses números podem variar de acordo com as propriedades do óleo escolhido e dos hábitos de condução do motorista.

Freios

No quesito segurança, é imprescindível um check-up geral no sistema de frenagem. Confira o estado dos discos e das pastilhas de freio, pois são eles que geram aquele ruído irritante quando você pressiona o pedal — caso seja preciso, complete o fluído do freio e regule a altura do freio de mão.

Sistema de arrefecimento

O superaquecimento do motor pode levá-lo a fusão e até a um incêndio, caso não perceba a tempo a indicação dos ponteiros de temperatura no painel. Portanto, não deixe de observar o nível de água e aditivo no tanque do radiador, bem como se as mangueiras, bombas e a ventoinha se encontram em bom estado de conservação.

Bom, agora que ficou por dentro de 5 itens importantíssimos da manutenção preventiva, basta tomar cuidado na hora de escolher o melhor estabelecimento. Em vez de optar pela comodidade da oficina da esquina que, muitas vezes, vem a oferecer um serviço irregular, busque empresas reconhecidas no mercado, que contem com profissionais especializados para fazer a revisão de cada peça do seu automóvel.

Com que frequência você costuma fazer a manutenção preventiva do seu veículo? Deixe seu comentário!

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