Você já deve ter ouvido falar no conceito de telemedicina. Essa modalidade de assistência médica está cada vez mais popular e hoje chega até a ser oferecida por algumas seguradoras no país. Hoje em dia é muito mais fácil e acessível auxiliar pacientes que residam em locais mais distantes, sem que precisem se deslocar para obter resultados de exames, receber diagnósticos ou auxílio terapêutico.
Se você quer saber mais sobre a telemedicina, continue a leitura.
O que é a telemedicina?
A telemedicina é um novo modelo de assistência médica que visa trazer a possibilidade de um atendimento médico por meio da utilização da tecnologia presente no nosso dia a dia, tornando mais acessível ao público o exercício da medicina no país e auxiliando no diagnóstico e tratamento de pacientes.
Por meio de aparelhos como smartphone ou computador, conectados à internet com câmera e microfone, é possível realizar, além da teleconsulta, o contato entre colegas médicos para discutir pontos de vista técnicos, reavaliar laudos/exames/imagens, etc, tudo com intuito de prestar o melhor atendimento ao paciente.
A telemedicina já é uma realidade em diversos países e tem ampliado cada vez mais o desenvolvimento e alcance da medicina para a população.
Quais são as regras mais comuns da telemedicina?
A telemedicina, assim como qualquer outro modelo de assistência médica, possui suas regras.
Em primeiro lugar, é recomendável haver uma consulta presencial inicial, sendo que a telemedicina irá complementar o restante do tratamento, com emissão de laudos, diagnósticos, escolha terapêutica, etc, o que contribui para otimizar o tempo do paciente. E essa é uma das grandes vantagens da telemedicina: fazer uma ponte de atendimento entre pacientes e médicos distantes fisicamente, criando a oportunidade de se prestar um serviço médico para pessoas com menor acesso.
Na prática, são sempre observados todos os princípios do Código de Ética Médica, e legislações correlatas, para que seja prestado um serviço médico qualificado e que respeite a relação médico-paciente.
Posso contratar telemedicina via seguradoras?*
A boa notícia é que você pode! Porém, muita atenção: a telemedicina e demais serviços são oferecidos por companhias específicas. Por isso, vale ressaltar que os benefícios podem variar de acordo com a seguradora e com o pacote contratado. Ah, também vale destacar que algumas seguradoras concedem a extensão para filhos e cônjuge! Para lhe auxiliar, converse com a equipe da Volant hoje mesmo !
Deixe um comentário