Novidades

Airbag, ABS, sensores: conheça 5 equipamentos de segurança essenciais

Por mais que novas leis sejam formuladas a cada ano, as multas se tornem cada vez mais salgadas e campanhas de conscientização sejam divulgadas na mídia à exaustão, a violência no trânsito e, principalmente, nas estradas, continua fazendo mais vítimas que as guerras, conforme já diagnosticou a Organização Mundial de Saúde (OMS).  Para tentar diminuir as estatisticas que corroboram para essa trágica realidade, a indústria automobilística vem sendo bastante demandada no sentido de fabricar modelos cada vez mais seguros.  

No Brasil, equipamentos como Air Bags e Freios ABS já se tornaram obrigatórios por lei, ou seja, todos os veículos fabricados no país precisam conter esses itens, em função da alta capacidade de todos os dois na prevenção de acidentes mais graves. Outros, como isofix, faróis de xelônio e barras laterais, apesar de não obrigatórios, produzem também bons resultados no quesito segurança do motorista e passageiros. São itens produzidos com base nas variadas situações de perigo que um condutor pode encontrar pela frente.

 
Conheça mais sobre esses itens e de que forma eles podem reforçar a sua segurança: 


Air Bags:

Escondidos dentro do painel do veículo, os air bags são acionados imediatamente mediante forte impacto do veículo. Em batidas, por exemplo, ele é inflado de forma a proteger motorista e passageiro de lesões graves no rosto, pescoço e no tórax. 


Freios ABS:

Os freios ABS impedem que as rodas venham a ser travadas em situações de frenagens bruscas que levariam o automóvel a rodopiar na pista. Dessa forma, o motorista tem mais tempo para retomar o controle do veículo. 


Isofix:

O isofix, como o próprio nome já indica, serve para fixar melhor a cadeirinha das crianças no banco de trás. Por meio do isofix, a cadeirinha é acoplada diretamente na estrutura mecânica do veículo, impedindo que ela venha a se mexer ou soltar diante de colisões ou frenagens repentinas.

Faróis de xelônio:

Se você já chegou a ficar momentâneamente cego pelo farol do motorista na mão oposta à sua, vai saber para que servem os faróis de xelônio. Ou seja, eles são compostos de uma substância que permite o alto alcance da luz e que não atrapalha a visão do outro motorista que estiver se aproximando de você, evitando que ele perca o controle do do carro.  

Barras laterais:

Aparentemente um item sem maiores funções a não ser estéticas, as barras laterais, na realidade, servem para proteger motorista e passageiro em casos de colisões laterais. As barras são compostas de um tipo de aço com resistência muito maior do que o restante da carroceria.  


No entanto, por mais que indústria invente e reinvente os mais diversos acessórios para preservar a integridade física dos motoristas, o elemento mais apto a reduzir os índices alarmantes de acidentes no trânsito é mesmo a prudência dos condutores. De nada adianta ter um modelo super-equipado com equipamentos de segurança de última linha se o condutor não pratica a direção defensiva, ou seja, um estilo de dirigir na qual o dono do volante zela pela integridade de pedestres e demais motoristas, além da sua própria. 

E então, o que achou das nossas dicas de equipamentos que vão dar uma garantia de segurança a mais para você e seu veículo? Conte para nós! 

equipamentos de segurança
adminAirbag, ABS, sensores: conheça 5 equipamentos de segurança essenciais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *