Você já ouviu falar no seguro acidentes pessoais? Com a principal finalidade de proteger o segurado em casos de acidente, é comum que este seguro seja confundido com o seguro de vida ou mesmo outros tipos de seguros existentes.
Quer entender melhor como funciona este seguro, quais as coberturas e vantagens, e quando é indicado contratar o seguro acidentes pessoais? Continue a leitura, nos próximos tópicos abordaremos essas questões, entenda!
O que é o seguro acidentes pessoais?
O seguro acidentes pessoais tem a finalidade de indenizar o segurado e seus familiares em casos de acidentes, cobrindo eventos externos, súbitos e involuntários que causem lesão ao segurado.
Dessa forma, a contratação deste seguro é uma maneira de proteger tanto o segurado, quanto amparar a sua família financeiramente em casos de acidentes graves e morte.
Qual a diferença entre ele e o seguro de vida?
No caso do seguro de vida, a indenização é garantida levando-se em consideração vários fatores, sejam ocasionados por acidentes, morte natural, entre outros.
Já no caso do seguro voltado para acidentes pessoais, a cobertura é exclusiva para sinistros causados por acidentes.
Além disso, no caso do seguro de vida há uma gama maior de coberturas adicionais.
Quais as principais coberturas deste seguro?
O seguro acidentes pessoais garante a cobertura em casos de morte, invalidez parcial ou permanente.
Há a possibilidade de adicionar outras proteções junto à cobertura básica, porém isso pode variar de acordo com cada seguradora. Por isso, primeiramente, converse com um corretor de seguros para avaliar qual produto se encaixa melhor com as suas necessidades.
Entre alguns itens adicionais na cobertura básica podemos citar:
- reembolso de despesas médicas, hospitalares e odontológicas em caso de acidente, e também as despesas com funeral do segurado.
Algumas seguradoras permitem a contratação do produto por um período inferior a 365 dias. Logo, se você deseja contratar o seguro acidentes pessoais por um período menor que um ano, existe essa possibilidade.
Vale a pena destacar que a indenização deste seguro é prevista apenas em situações resultantes de acidentes. Caso não ocorra dano físico permanente ao segurado, como no caso de uma queda, por exemplo, não há o pagamento da indenização.
Quais as vantagens de contratar este seguro?
Além da segurança financeira para a família do segurado no momento do pós-morte ou em caso de acidente com prejuízo permanente, a contratação deste seguro garante algumas vantagens ainda em vida ao segurado.
Algumas seguradoras oferecem sorteios mensais em dinheiro, porém isso pode variar conforme a empresa contratada.
Outra vantagem deste seguro é que o valor costuma ser mais barato que outros seguros, como o de vida, por exemplo. O valor pode variar de acordo com possíveis atividades de risco do segurado.
Quando é indicado contratar o seguro acidentes pessoais?
Este seguro é recomendado para pessoas que enfrentam situações de risco no seu dia a dia. Por exemplo, caminhoneiros, ou trabalhadores que atuam em profissões perigosas como na indústria, ou mesmo que envolvam trabalho em altura.
Alguns dos tipos mais comuns de apólice são a individual e coletiva. Na individual, é possível contratar o seguro para uma pessoa, exclusivamente.
Já a coletiva é voltada para um grupo de pessoas. É comum esta apólice ser contratada por empresas e sindicatos, protegendo assim seus funcionários em casos de sinistro.
Lembrando que, em casos de problemas de saúde como AVC (acidente vascular cerebral), aneurisma, entre outros, não é garantida a cobertura, apenas em acidentes com causa externa.
Ficou com alguma dúvida a respeito da cobertura do seguro acidentes pessoais? Entre em contato conosco e faça um cotação hoje mesmo! Garanta a sua proteção e tranquilidade para sua família.
Deixe um comentário