A segurança e o bem-estar da sua família são itens de extrema importância, certo? E quando falamos nesses assuntos, o seguro de vida é um dos investimentos mais indicados para garantir a proteção financeira e qualidade de vida.
Afinal, o que acontecerá com seus filhos, cônjuges e dependentes financeiros caso um dia você não esteja mais presente? É claro que ninguém gosta de pensar na morte, mas se preocupar com isso é fundamental para garantir que tudo continue indo bem após a sua partida.
No entanto, o que muita gente não sabe sobre os seguros de vida: quem recebe a premiação? Pensando nisso, elaboramos este artigo para solucionar suas dúvidas sobre os beneficiários da apólice do seguro de vida.
O que é o beneficiário do seguro?
Geralmente, quando alguém contrata um seguro, o mais comum é que o próprio segurado seja também o beneficiário. No entanto, é importante entender que ser o signatário de uma apólice de seguro não significa ser o beneficiário da apólice.
Por exemplo, quando alguém contrata um seguro auto, em casos de sinistros, apenas o proprietário do veículo recebe a indenização. Já no seguro de vida, essa situação nem sempre é viável.
Apenas em alguns casos específicos, como na apólice de invalidez permanente ou temporária, o próprio segurado recebe a indenização. Mas, no caso da cobertura por falecimento, quem recebe o prêmio são os beneficiários indicados na apólice.
Afinal, seguro de vida: quem recebe?
Ao contratar um seguro de vida, o seguro possui total liberdade para incluir qualquer pessoa como beneficiário da apólice. Isso inclui dependentes que não sejam membros da família, uma vez que elas não participarão da sucessão dos bens.
Então podemos concluir que as pessoas que recebem a indenização do seguro de vida podem ser escolhidas pelo signatário da apólice. E, ao contrário do que muitos podem pensar, não existe um limite fixo de pessoas para incluir como beneficiário.
Por isso, é imprescindível refletir quem deve ser incluído como beneficiário no seguro de vida. Afinal, o principal objetivo desta modalidade é garantir a segurança financeira de quem realmente importa para você, filhos, cônjuges, amigos , pais idosos, etc.
Como escolher os beneficiários do seguro de vida?
No momento de contratação do seguro de vida, basta indicar a lista de dependentes que serão seus beneficiários. No entanto, é importante ressaltar que, quanto maior for o número de beneficiários, menor será o prêmio recebido por cada um.
Também é possível alterar a lista de beneficiários a qualquer momento e quantas vezes for preciso. Mas, se você está em dúvida, é possível refletir:
- os seus pais têm dinheiro para custear despesas médicas?
- você possui algum parente que gostaria de ajudar?
- os estudos dos seus dependentes já estão pagos?
As respostas desses questionamentos são fundamentais para definir a lista dos beneficiários.
Agora que você já sabe quem recebe o seu seguro de vida, não perca tempo e garanta a proteção financeira dos seus dependentes.
Confira aqui os 4 tipos de seguro de vida para você escolher!
Atenção: as seguradoras com as quais a Volant trabalha no ramo de vida limitam a 65 anos a idade para contratação da 1ª apólice.
Deixe um comentário