Você provavelmente deve pensar que receber seguro de vida é algo complicado e burocrático. É que, infelizmente, vivemos em um país que tolera a burocracia, o que acaba atrasando processos e criando dificuldades.
No entanto, no caso de um seguro de vida, todo o processo é bem prático e dinâmico. Tanto para contratar, quanto para receber o prêmio, são necessários apenas alguns documentos, como mostraremos a seguir.
Documentos necessários para contratar um seguro
Antes de fechar o contrato, você deve analisar com cautela todas as coberturas atendidas e os riscos excluídos de indenização. É importante que você converse com uma corretora de seguros de confiança que tenha profissionais qualificados para fazer a análise de suas necessidades, encontrando a melhor opção para sua família.
Após escolher qual a melhor corretora para atender às suas necessidades, serão necessários alguns documentos básicos para a criação do contrato:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Podem ser exigidos outros documentos, de acordo com a corretora contratada, como informações sobre filhos, cônjuges e demais beneficiários do contrato, além de uma Declaração Pessoal de Saúde (DPS), que será analisada pela seguradora na hora de definir o valor da apólice.
Com base nessas informações é feita a apólice, incluindo todos os valores, as condições e exigências determinadas.
Como receber seguro de vida?
No caso do falecimento do segurado ou se ele for acometido por uma doença grave, acidente que o invalide ou que não permita que ele desempenhe seu trabalho e siga sua vida normalmente, poderá ser solicitado o resgate do seguro de vida.
Dessa forma, serão necessários alguns documentos para que seja feita a análise do caso e respectivo pagamento. As exigências para se receber seguro de vida podem variar de acordo com a seguradora, porém, comumente, envolvem os seguintes itens:
- Cópia da certidão de óbito autenticada ou, em caso de invalidez, algum documento que ateste essa situação;
- Cópia com data atualizada da certidão de nascimento ou de casamento, tirada depois da morte do segurado e contendo seus dados pessoais — como RG e CPF;
- Declaração dos herdeiros — a seguradora pode fornecer o modelo de documento;
- Cópia simples da certidão de nascimento de eventuais beneficiários com menos de 18 anos;
- Cópia simples do CPF de quaisquer beneficiários com idade entre 16 e 18 anos;
- Comprovante de residência, CPF e RG de beneficiários com mais de 18 anos;
- Autorização de crédito para pagamento eventual em conta — o modelo pode ser fornecido pela seguradora.
É recomendável que sejam apresentados os comprovantes dos custos relativos à internação, velório e demais despesas diretamente ligadas ao segurado.
Por isso, é importante que os familiares e amigos que estão próximos sejam instruídos a guardarem todos os comprovantes que atestam as despesas decorrentes do sinistro. Assim é possível que os valores sejam ressarcidos posteriormente.
Eu preciso de um seguro de vida?
Afinal, quem precisa de um seguro de vida? A resposta é simples: todo mundo! Se você está vivo, tem família, então sabe que é importante que eles estejam sempre seguros, não passem por nenhum imprevisto e que tenham um suporte financeiro em caso de qualquer fatalidade.
Por isso, receber seguro de vida é indicado tanto para jovens, quanto para idosos, solteiros ou casados. Todo mundo precisa se proteger contra os imprevistos que a vida pode reservar.
O seguro de vida permite ainda alguns benefícios interessantes, como o suporte financeiro para os dependentes em caso de falecimento, além da possibilidade de resgate ainda em vida, em ocasiões específicas.
Há ainda a vantagem desse tipo de indenização não entrar em inventário e ser isenta de imposto de renda.
Por esses e outros motivos, o seguro de vida é uma ótima opção para você que quer garantir um futuro tranquilo para aqueles que você ama.
Faça hoje mesmo uma cotação para contratar seu seguro de vida.
Atenção: as seguradoras com as quais a Volant trabalha no ramo de vida limitam a 65 anos a idade para contratação da 1ª apólice.
Deixe um comentário