A nossa casa é o patrimônio mais importante que temos. Por isso, o cuidado e a manutenção dela ao longo dos anos é a melhor forma de mantê-la conservada. Muitos problemas podem surgir ao longo dos anos, mas se você observar e conseguir identificar certos sinais deles no estágio inicial, mais fácil serão os reparos e provavelmente mais baratos. Diante disso, separamos alguns sinais para você ficar atento.
Umidade, mofo e manchas são sinais de infiltração
Esses sinais podem aparecer tanto em apartamentos como em casas. Manchas que aparecem no meio da parede ou no teto costumam indicar infiltração por tubulação hidráulica. Se aparecem mais baixas, na região dos rodapés indicam umidade vinda do solo.
A solução mais provável é a de fazer a impermeabilização da superfície para resolver o problema de infiltração.
Torneiras que não param de pingar podem ser mais do que um mal fechamento
Não é só um mal fechamento que deixa torneiras pingando; quando a borracha responsável por vedar a passagem de água resseca, gera-se também um vazamento. Por isso, fique atento aos vazamentos das suas torneiras e caso necessário troque as borrachas. Lembrando que consertando o vazamento você economiza uma grande quantidade de água.
Trincas na parede também merecem atenção
O aparecimento de trincas também são sinais que devem ser observados com atenção. Procure avaliar se elas estão aumentando muito de tamanho e espessura e em caso de aumento deve-se procurar fazer uma avaliação mais aprofundada da rachadura.
Outro ponto importante de se observar são as direções da rachadura: Verticais ou horizontais costumam ser mais superficiais e na maioria das vezes são resolvidas de maneira fácil e rápida. Já a rachadura diagonal costuma representar problemas nas vigas e fundações da sua casa ou prédio. Então, se aparecer alguma rachadura diagonal aparecer é importante chamar um engenheiro para avaliar.
Oscilações nas luzes da casa pode ser um problema
Se as luzes da casa diminuem ou oscila quando você liga vários aparelhos, se as tomadas esquentam muito ou os disjuntores desarmam com certa frequência podem ser um problema na sua rede elétrica. Procure um eletricista para avaliar a sua rede elétrica. Caso ocorra a necessidade de ser feito algum reparo, procure fazê-lo em épocas do ano com menos chuva pois a água pode ser um risco quando o assunto é rede elétrica.
Ao seguir essas dicas você identifica sinais que a sua casa dá de que tem alguma coisa errada. Quanto antes você identificar esses problemas e fazer os reparos necessários, mais simples e econômicos eles serão.
Deixe um comentário