Meu carro é financiado?
Se você comprou um automóvel por meio de algum tipo de financiamento e precisará passar um bom tempo pagando algumas parcelas, significa que é altamente recomendável que você contrate um seguro para seu carro.
Antes mesmo de fechar o negócio e parcelar esse bem, é importante que você já leve em consideração o valor do seguro para não exceder seus gastos mensais.
Se você tem um carro financiado e sem a cobertura de um seguro, em caso de sinistro, além de perder o bem ou arcar com custos enormes para o conserto, precisará continuar pagando o financiamento, mesmo sem estar utilizando o bem adquirido.
Como utilizo meu carro?
Dependendo do tipo de uso, você pode optar por determinado tipo de apólice, que pode lhe trazer mais vantagens e garantias.
Se você circula com o veículo diariamente, por exemplo, um seguro que faça uma cobertura completa do seu bem pode ser a melhor escolha.
No entanto, se você possui um veículo mais antigo, que não vai rodar tanto, provavelmente uma cobertura mais simples, apenas contra roubo ou furto pode ser uma opção mais viável.
Pensando nas suas necessidades, é importante entender quais os tipos de seguros existentes e o que eles cobrem para, então, definir qual a melhor escolha para você.
Tipos de seguros automotivos
- Seguro compreensivo: uma cobertura mais completa. Ela é bastante indicada para veículos que são utilizados no dia a dia e que, por isso, sofrem mais riscos;
- Seguro de furto e roubo: proteção apenas nos casos de subtração do veículo;
- Seguro para terceiros: oferece cobertura para danos causados a outras pessoas envolvidas no sinistro com o segurado. A cobertura para terceiros pode ser contratada como um complemento em outros tipos de seguro, como o compreensivo;
- Seguro para passageiros: cobre danos morais, pessoais ou físicos sofridos pelos passageiros do veículo. Vale destacar que o público alvo desse tipo de seguro são vans, ônibus e micro-ônibus de transporte escolar e fretamento.
Qual perfil de motorista eu sou?
Você já levou em conta o tipo de uso do seu automóvel. Agora, está na hora de avaliar o seu perfil. O tipo de motorista que você é pode indicar se precisará ou não de um seguro e quais as coberturas necessárias.
Se você acaba de ganhar o primeiro carro, talvez seja importante pensar em um seguro completo, visto que você ainda não tem toda a experiência e responsabilidade adquirida com a prática.
A idade e a experiência do motorista também influenciam na composição do valor da apólice.
Além disso, é importante lembrar que nem tudo pode ser coberto pelo seguro e, portanto, o motorista precisa ter cuidado.
Atos de vandalismo, danos por água salgada, condução embriagada ou perigosa e ainda casos de atos ilícitos, como corridas ilegais, não são cobertos.
Corra para Volant!
Depois de responder atentamente a essas 3 perguntinhas vitais, você já tem certeza de que precisa, sim, de um seguro para o seu automóvel.
Fale com um de nossos corretores e tenha suporte personalizado e dinâmico para encontrar o melhor tipo de seguro para você!
Deixe um comentário