O Seguro de Renda por Incapacidade Temporária (SERIT) é ideal para trabalhadores autônomos. Nesse tipo de seguro, o segurado recebe pagamentos de diárias, de acordo com o valor estipulado na apólice, caso seja comprovado o afastamento temporário de todas as atividades remuneradas em consequência de doença ou acidente pessoal.
Dessa forma, o seguro SERIT garante a renda de profissionais autônomos mesmo em caso de afastamento. No entanto, essa modalidade ainda é pouco conhecida pelos brasileiros autônomos.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com tudo (ou quase tudo) que você precisa saber sobre o seguro SERIT. Continue lendo!
O que é seguro SERIT?
Como foi dito anteriormente, o seguro SERIT é responsável por garantir a renda para trabalhadores autônomos em estado de incapacidade temporária. Ele também pode ser encontrado pelo nome DIT (Diária de Incapacidade Temporária).
Como funciona o seguro SERIT?
O segurado contrata um capital de acordo com a sua renda e o valor necessário para suprir seus gastos mensais. Ou seja, um profissional autônomo que tenha renda mensal de R$ 9.000 , pode contratar um seguro SERIT para esse valor, em que receberá R$ 300 ao dia em caso de afastamento por doença ou acidente pessoal coberto na apólice por até um ano.
Quanto custa um seguro SERIT?
O valor deste tipo de seguro é calculado de acordo com dois fatores: a idade do segurado e o tipo de atividade remunerada exercida. Algumas profissões de alto risco podem influenciar no valor final do seguro.
Qual a franquia do SERIT?
Geralmente, a franquia é de 15 dias a partir do início do afastamento do segurado. Com isso, a partir do 16º dia de afastamento comprovado de todas as atividades remuneradas, as indenizações diárias começarão a ser pagas.
Qual a carência do SERIT?
A carência do SERIT é de 60 dias a partir da contração do seguro, para o afastamento decorrente de doenças. No caso de acidentes pessoais, não existe um período de carência, exceto em casos de suicídio (ou tentativa).
Se houver algum aumento de capital para eventos decorrentes de doenças, a carência obrigatória de 90 dias será acrescida deste valor.
Como funciona a indenização do SERIT?
A indenização por incapacidade de trabalhar só será cumprida após o prazo estipulado pela franquia, ao se iniciar a contagem do período indenitário. No geral, o pagamento das diárias é feito no décimo dia útil do mês seguinte ao afastamento.
Mas isso só ocorre se tiverem sido apresentados todos os documentos necessários para comprovar que o segurado está afastado de suas atividades. Caso o período de afastamento seja superior a 30 dias, a indenização será feita a cada 30 dias.
Vale ressaltar que o seguro de renda por incapacidade garante o pagamento de até 360 diárias por evento – consecutivas ou não.
Acidentes ou doenças podem afetar qualquer um de nós. Mas a prevenção é a chave para garantir a sua tranquilidade e segurança. Por isso, o seguro SERIT é ideal para trabalhadores liberais e autônomos, principalmente para aqueles que possuem dependentes financeiros.
Não perca tempo e solicite uma cotação agora mesmo!
Deixe um comentário