Você conhece ou já ouviu falar sobre o seguro para máquinas e equipamentos? Este produto é voltado para diversos segmentos como construção civil, industrial, área médica, odontológica, entre outras.
Equipamentos do dia a dia e maquinários requerem um grande valor de investimento, e por isso é preciso protegê-los de eventuais imprevistos.
Confira abaixo as principais vantagens do seguro máquinas e equipamentos e como evitar prejuízos financeiros na sua empresa.
Para que serve
A principal finalidade desse tipo de seguro é proteger máquinas e equipamentos de eventuais imprevistos, como: danos físicos, subtração de bens, danos elétricos, incêndio, etc.
No dia a dia, os equipamentos e maquinários estão sujeitos a vários riscos, logo, o seguro tem o objetivo de garantir a proteção das ferramentas de trabalho. Assim como, de proteger também o seu negócio, sem causar prejuízos financeiros, atraso nos projetos e transtornos.
Quais as principais vantagens?
Entre os principais benefícios do seguro máquinas e equipamentos está a garantia de que, caso o seu equipamento ou maquinário estrague ou seja furtado ou roubado, não haverá nenhum transtorno para sua empresa.
Imprevistos acontecem e é preciso estar preparado para eles. Por exemplo, na construção civil, em obras e canteiros é comum o maquinário sofrer algum dano material mesmo que tenham sido tomadas todas as medidas de segurança.
Logo, é preciso considerar que podem haver despesas extraordinárias com danos imprevistos na obra, seja na instalação, montagem de estruturas e no funcionamento do maquinário. Esse seguro proporciona estabilidade ao seu negócio, eliminando o estresse desnecessário.
Quais são os tipos de cobertura do seguro máquinas e equipamentos?
As coberturas oferecidas pelo mercado vão de básicas a adicionais. É preciso consultar um corretor de seguros, que será o profissional responsável para orientar você a respeito dos planos e garantias relacionadas à proteção de seus equipamentos e maquinários.
Cobertura básica
Neste tipo de cobertura, em geral, o seguro protege contra (os serviços podem variar de acordo com cada seguradora e segmento):
- Incêndio;
- Queda de raio;
- Explosão;
- Implosão acidadental,
- Impacto de veículos;
Coberturas adicionais
Assim como a cobertura básica, as adicionais também podem variar de acordo com a seguradora e segmento da empresa. Trazemos alguns exemplos apenas para ilustrar:
- Roubo e furto qualificado;
- Danos elétricos;
- Perda ou pagamento do aluguel;
- Despesas fixas;
- Responsabilidade civil do equipamento e do empregador.
Bens que podem ser seguráveis
Se a sua empresa é do ramo da construção civil ou da indústria este seguro é essencial. Máquinas como: retroescavadeiras, rolos compactadores, geradores, guindastes, betoneiras, tratores, colheitadeiras, ou seja, equipamentos essenciais para o funcionamento da empresa, devem ser protegidos, não é mesmo?
Para a área da saúde, o seguro máquinas e equipamentos também pode ser utilizado protegendo itens como: aparelhos de captura de imagem, aparelhos cardíacos, estéticos, ginecológicos, oftalmológicos, entre outros. Estes equipamentos possuem um alto valor de investimento e, no caso de um imprevisto, o seguro traz segurança e estabilidade ao consultório ou hospital, sem prejudicar seus pacientes.
O seguro de equipamentos também é interessante para empresas do comércio que dependem do uso de equipamentos portáteis para o funcionamento do negócio, como computadores, tablets, smartphones, entre outros.
Quer saber mais sobre o seguro máquinas e equipamentos para a sua empresa? Entre em contato com um de nossos corretores!
Lembrando que é possível personalizar a cobertura de acordo com o segmento da sua empresa!
Deixe um comentário