Contratar motoristas é mais do que procurar um profissional com experiência e uma carteira de habilitação para determinado tipo de veículo. Essa ação significa buscar um profissional responsável por um veículo e por uma carga, ou seja, compromissado. É preciso ver os bons motoristas também como um investimento para empresa, porque eles também representam a frota, um erro deles ou um acerto irá ressonar na imagem da empresa.
Confira as dicas deste artigo!
Contratando motoristas para sua frota
Defina o motorista ideal
Como definir o profissional dos sonhos? Se inspire nos melhores motoristas já ativos na empresa e pense nas suas melhores características. Elenque uma lista do que for essencial, complementar e dispensável. Claro que é essencial ter a habilitação correta e avaliar se ele já sofreu muitas multas.
Conte com um profissional de RH
Se a empresa não quer contratar um por qualquer motivo, deve terceirizar o trabalho com uma consultoria em RH. Alinhar as necessidades da frota faz com que o profissional de recursos humanos crie formas mais precisas para contratar os motoristas.
Entreviste
Não deixe de avaliar pessoalmente como o candidato reage ao ser perguntado sobre o que faria em ações práticas que podem acontecer.
Experiência não é tudo
Não é porque o motorista é jovem e trabalhou pouco em outra empresa que ele não pode ser um bom motorista. O importante é educá-lo, explicar que ele será o responsável por aquilo e motivá-lo.
Entenda as aspirações do candidato
Saber as expectativas e necessidades do candidato permite saber se ele se encaixa em seu time de motoristas.
Evite riscos
Conhecer o histórico dos motoristas é importante, bem como fazer avaliação rigorosa nos primeiros meses de trabalho.
Motivando sua equipe
Empodere
Dar poder de ação aos motoristas os torna mais confiantes e motivados. Lembre a eles que além deles representarem o nome da empresa, representam o próprio nome!
Promova treinamentos
Entregar uma cartilha ou tentar ser rigoroso na contratação pode não ser suficiente para educar os motoristas. Promova um dia de treinamentos com demais motoristas contratados, mostrando as regras para estar ali, melhores práticas, que número ligar em situações de risco, etc.
Tenha meios de avaliação
Explique aos contratados que eles serão avaliados sempre! Entregar uma carga rápido demais, pode significar imprudência ao dirigir, demorar muito além do tempo também não é bom sinal. avaliar se o veículo está em boas condições, se o motorista sempre carrega as documentações e notas são alguns pontos que podem fazer parte da avaliação. Assim você cria gráficos de desempenho.
Incentive feedbacks
Os motoristas devem ser incentivados a falar sobre coisas positivas ou negativas na frota e no trabalho. Dessa forma, é possível sempre otimizar o trabalho e satisfazer os clientes.
Contando com o Seguro Frota
Este é um serviço desenvolvido para frotas de veículos para sua empresa. Desde pequenas frotas de veículos de passeio até grandes frotas de veículos de carga. Confiança e agilidade para você focar em fazer negócios e garantir seu patrimônio. Conheça mais sobre o Seguro Frota e faça um orçamento com a nossa equipe.
Vale destacar que o motorista carrega a carga e o nome da frota, portanto, tenha um setor de RH dedicado a essas contratações com processos e não se esqueça de continuar o trabalho pós-contratação. é importante avaliar os profissionais e também dar feedbacks a eles. Junto com a frota, os motoristas são parte do capital da empresa!