Nos últimos anos, temos visto em nosso país diversos empresários sendo indiciados por participações em esquemas de corrupção. Nestes casos, a vida do administrador, diretor ou executivo investigado vira um caos e, havendo confirmação dos crimes ou danos a terceiros, são exigidos vultosos ressarcimentos aos prejudicados. Aí entram os seguros D&O e E&O.
O que é o seguro D&O
O Seguro de Responsabilidade Civil para Diretores e Administradores (D&O – Directors and Officers) vem ficando cada dia mais popular, principalmente nos últimos anos e com os episódios recentes em nossa política.
O Seguro D&O tem o objetivo de proteger o patrimônio de executivos e administradores, sejam eles diretores, conselheiros ou gerentes, quando responsabilizados judicial ou administrativamente por conta de suas decisões durante o exercício de suas funções.
Caso esse executivo tenha seguro D&O, o seu patrimônio está preservado, ficando sob responsabilidade da seguradora o pagamento das indenizações e demais custas envolvidas no processo.
Este tipo de seguro é ainda mais eficiente e recomendado para pequenos e médios empresários, que podem sofrer com ações corriqueiras, mas que são capazes de consumir todo o ativo da empresa e do patrimônio pessoal do acusado.
Dessa forma, o Seguro D&O surge para manter o negócio sustentável e o patrimônio do empresário protegido enquanto ele responde às acusações que venham a ser imputadas em decorrência de seus atos.
O que é o Seguro E&O
O Seguro de Responsabilidade Civil contra Erros e Omissões (E&O – Erros and Omissions) vem complementar o anterior. Enquanto o Seguro D&O protege a figura dos diretores e administradores, este protege a própria empresa contra danos causados a terceiros por conta de seus erros e omissões.
Por exemplo: se uma empresa fabrica um automóvel que apresenta uma falha mecânica, que coloca em risco a vida dos condutores e é condenada por este erro, o seguro E&O surge para ressarcir a pessoa jurídica, que evita o uso de seu capital de giro para o pagamento de custas judiciais, indenizações e demais gastos.
Mesmo que todos os cuidados sejam tomados, as falhas profissionais podem ocorrer. Produtos podem apresentar defeitos. Por isso, a empresa precisa estar financeiramente preparada para se responsabilizar por seus erros e omissões, prestando todo o suporte ao cliente lesado.
Por que você precisa dos seguros D&O e E&O?
Estes seguros são importantíssimos para manter protegidos os profissionais, executivos e as empresas, sem comprometer seus ativos financeiros por conta de danos a terceiros.
Executivos e administradores que contam com o suporte de um seguro D&O ficam mais tranquilos para tomar decisões importantes e até pensar em estratégias mais arrojadas para o sucesso da empresa.
Vale lembrar que, infelizmente, o Brasil é um dos países com o maior número de ações judiciais direcionadas a empresas em todo o mundo. Assim, se torna imprescindível para a manutenção do negócio que a organização esteja segurada de todas as maneiras possíveis.
Segundo o estudo “Custo das Empresas Para Litigar Judicialmente”, produzido pelo escritório Amaral, Yazbeck Advogados, 81,5% do volume de ações em trâmite são direcionados às pessoas jurídicas.
De acordo com o levantamento, as empresas gastam R $157,38 bilhões de reais por ano com processos no Brasil e cada processo judicial envolve cerca de 94 mil reais em gastos.
Além disso, as pequenas empresas podem ter até 2,08% do seu faturamento comprometido com custas de ações judiciais, principalmente as trabalhistas, que somam 35,82% do total.
Ao analisar esse cenário, podemos notar a importância de se proteger com seguros D&O e E&O. Aproveite e converse agora com nossos consultores, tire todas as suas dúvidas e garanta hoje mesmo a segurança que sua empresa precisa para crescer cada vez mais!
Deixe um comentário