Com o passar dos anos, o corpo vai acumulando desgastes, que vão pesar na velhice. É o estresse pela exaustiva carga de trabalho, a alimentação desregrada ou negligenciada pela falta de tempo, o abuso de bebidas alcoólicas ou cigarro. Enfim, são várias as causas para o adoecimento com a idade.
Por outro lado, medidas simples, que requerem pouca intervenção médica, podem ser adotadas antes da chegada aos 60 anos para fazer com que o corpo se recupere. Portanto, quem está caminhando para a terceira idade, deve tomar atitudes para fazer da nova etapa de vida a melhor idade.
Exercite-se
Se você é sedentário, tem grandes chances de desenvolver obesidade, problemas do coração e diabetes. Por isso, é preciso arregaçar as mangas e colocar o corpo em movimento. Se você não gosta de academia, comece com uma caminhada, depois evolua para a corrida. 30 minutos diários já são suficientes para afastar o risco de várias doenças. Mas, antes de começar a se exercitar, consulte um médico para saber se não há nenhuma limitação.
Alimente-se bem
Fast food, doces e comidas industrializadas são uma tentação. Além de práticas, têm o sabor realçado pelos diversos aditivos, que acabam deixando o paladar acostumado ao excesso de sabor. No entanto, a ingestão frequente desses alimentos pode causar várias doenças, da diabetes à pressão alta e finalmente câncer no sistema digestivo. Assim, deixe de lado as comidas prontas e faça os seus próprios pratos, privilegiando as proteínas, verduras, frutas e legumes e os alimentos in natura. Com eles, o organismo funciona melhor e o envelhecimento é retardado.
Relaxe
O estresse é um grande acelerador do envelhecimento e o responsável pelo surgimento de várias doenças, tanto físicas quanto psicológicas. Por isso, tratar a mente é tão importante quanto cuidar do corpo. Meditação, exercícios de relaxamento e mudança de postura diante de situações estressantes podem melhorar muito a qualidade de vida. Se estiver com alguma dificuldade psicológica, procure ajuda especializada.
Cuidado com obstáculos
Se você está envelhecendo e mora em casa ou apartamento com obstáculos, como escadas, pense em procurar um lugar mais fácil para morar. Evite imóveis muito isolados ou difíceis de chegar. Procure também conhecer funcionários do condomínio ou vizinhos e formar uma rede de solidariedade. Assim, cada um cuida do outro e, no caso de necessidade, tem a quem recorrer.
Busque cultura
Nunca descuide da vida cultural. Ir a teatros, cinemas, museus e nunca dispensar o hábito de uma boa leitura são muito mais importantes para o bom envelhecimento do que se imagina. Diversas doenças degenerativas do cérebro, como o mal de Alzheimer podem ser retardadas se o órgão mais importante do corpo estiver sendo sempre estimulado. Além disso, ter um bom conhecimento geral permite que você seja sempre interessante, inclusive aos mais jovens, se mantendo incluído nos eventos sociais e de família.
Abandone os maus hábitos
Tomar uma cervejinha no final de um dia de verão é uma delícia. No entanto, esse momento de prazer não pode virar um hábito; muito menos dependência. Assim, reduza o máximo possível a ingestão de bebidas alcoólicas; deixe para uma festa ou encontro de família no fim de semana. Cigarro, então, nem pensar. O fumo é o responsável direto por dezenas de doenças. Por isso, se você fuma, crie coragem e abandone definitivamente o cigarro. A qualidade do sono melhora, o nível de ansiedade diminui e os seus pulmões agradecem.
Conte com um bom seguro de vida
Muita gente acha que um seguro de vida não pode ser usufruído ainda em vida, que ele se limita a garantir uma segurança financeira para os familiares que ficam. Porém, como já antecipamos aqui, há muitas coberturas que favorecem o segurado, como é o caso da cobertura por doenças graves. Assim, caso você venha a ser diagnosticado com doenças cardíacas, câncer, AVC, entre outras, você pode contar com uma indenização financeira. O ideal é conversar com um corretor da Volant para saber qual produto é mais adequado ao seu perfil.
A terceira idade chega para todos e é desejável que assim seja. Quem chega à velhice demonstra zelo com a saúde do corpo e da mente. Cuidar de si mesmo não é só uma maneira de viver mais; é também um ato de amor para aqueles que fazem parte da sua família e que querem conviver com você por um longo tempo!
Deixe um comentário