Investir na previdência privada ou complementar no Brasil, é uma forma de garantir uma aposentadoria maior mais para frente e como alternativa a mais para garantir um futuro mais tranquilo.
Diferente de investimentos de risco, a previdência privada possui vantagens bastante interessantes. Continue a leitura e saiba mais.
Por que investir na previdência privada ainda jovem?
Assim como a contribuição feita para o INSS, a previdência privada é um investimento que precisa ser levado a sério para render bons frutos lá na frente. Por isso, começar a investir cedo é uma forma de garantir uma aposentadoria maior e o conforto da família.
Existem dois tipos de previdência privada:
1. PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre)
O Plano Gerador de Benefício Livre é indicado para quem dispõe de rendas maiores e costuma fazer a declaração de impostos completa. Isso, porque permite que o valor da previdência privada seja abatido do imposto de renda, sempre que este corresponder até 12% da sua renda tributável no ano.
Vale ressaltar que o imposto cobrado sobre o investimento só vai ser pago na retirada, mas é importante saber que ele será cobrado sobre todo o valor acumulado e não só sobre os investimentos.
2. VGBL ( Vida Gerador de Benefício Livre)
Já o Vida Gerador de Benefício Livre é uma previdência privada mais apropriada para quem faz a declaração simplificada do imposto de renda. A tributação aqui pode ser progressiva ou regressiva, vai de acordo com a escolha de quem está investindo.
E a tributação neste caso vai ocorrer no resgate somente sobre os rendimentos que foram acumulados durante o período.
Quais as vantagens de se fazer uma previdência privada?
Como comentamos, existem diversas vantagens para quem busca fazer a previdência privada. Abaixo citaremos algumas para que você tenha mais conhecimento dos benefícios.
- Resgate de valor integral ou retiradas mensais.
- Se suspender a contribuição, o investimento feito continua rendendo.
- Sucessão patrimonial: em caso de óbito, a portabilidade da conta é repassada aos seus herdeiros sem grandes burocracias.
- Portabilidade sem renovar percentual da tabela regressiva do Imposto de Renda.
- As datas e os valores de contribuição podem ser alterados conforme necessidade do investidor.
Caso tenha se interessado em fazer uma previdência privada, converse com um de nossos consultores e tire suas dúvidas. E nas nossas redes sociais, você pode acompanhar as novidades.