Não importa se você acabou de comprar um veículo ou já tem um na garagem há muito tempo. O desgaste prematuro das peças do carro é um transtorno que pesa no bolso e pode até fazer com que seja preciso reavaliar o custo-benefício de um veículo que gera tanta despesa com oficinas. Mas, na verdade, a vida útil de cada item dele depende muito mais da forma como você o dirige do que do próprio fabricante de cada modelo.
Se você quiser que seu veículo rode sem problemas e por muito mais tempo, confira os cuidados que é preciso ter com algumas das peças do carro mais importantes.
Freios
Descer ladeiras no ponto morto, dar freadas bruscas, dirigir com o freio de mão levantado. Todas essas práticas, que muitas vezes até os melhores motoristas cometem, podem sobrecarregar o freio, provocando, inclusive, o superaquecimento. Portanto, procure sempre usar o freio com o carro engrenado, e na hora em que a freada for inevitável, vá pressionando o pedal gradualmente até que o carro pare.
Pneus
Procure sempre consultar o manual do proprietário quanto ao padrão de calibragem dos seus pneus. Nos casos em que for viajar, os pneus traseiros podem ser calibrados com algumas libras a mais do que os pneus dianteiros. De qualquer forma, saiba que andar com pneus descalibrados desgasta os próprios pneus, além de induzir ao consumo excessivo de combustível.
Embreagem
Muitos motoristas apresentam o péssimo hábito de dirigir com o pé sob o pedal da embreagem durante toda a viagem, o que pode abreviar a vida útil desse componente tão importante. Outro hábito condenável é fazer o controle de embreagem em subidas íngremes, o que tende a queimar essa peça (que tem uma das manutenções mais caras entre as demais).
Motor
Deixar de trocar óleo, água e aditivo do radiador, pode causar um prejuízo gigantesco caso o motor venha a fundir por falta desses componentes. Além disso, é sempre indicado checar o estado das mangueiras abaixo do capô, pois elas costumam rachar conforme o passar do tempo e a temperatura, comprometendo também a performance do motor. Outro ponto importante é evitar o contato do motor com água da chuva (alagamentos), areia e lama em excesso: caso não tenha jeito, providencie a lavagem dessa peça em oficinas especializadas.
Como você deve ter observado, a maneira como você dirige no dia a dia tem um impacto determinante no estado do seu veículo. Portanto, o ideal é que, além de redobrar o cuidado com cada uma das peças do carro, você adote uma direção 100% defensiva e proativa, buscando, por exemplo, não infringir limites de velocidade, deixar o tanque de permanentemente na reserva, abastecer com combustíveis de qualidade duvidáveis, andar com pneus descalibrados e muito menos praticar rachas, cavalos de pau e outras atrocidades que, além de danificarem o veículo, põem em risco a sua vida, a de outros motoristas e de pedestres.
Na sua opinião, esse post conseguiu abranger os principais itens aos quais devemos ficar atentos para evitar desgaste? Gostaria de acrescentar algum à lista? Deixe sua sugestão nos comentários!
Deixe um comentário