Novidades

3 cuidados para jamais fundir o motor do carro

O motor é como se fosse o coração de todo carro, portanto qualquer pequeno dano causado a ele significa um rombo enorme no seu bolso. Contudo, não é preciso entrar em pânico, achando que o seu motor poderá fundir de uma hora para outra, deixando-o na mão no meio da rua: a conservação dessa peça fundamental depende muito mais da sua atenção e de boas práticas que das condições ambientes.

Conheça agora três cuidados necessários que você não deve deixar de tomar para não comprometer o funcionamento do motor do carro.   

1. Checar água e aditivo

É bem comum chegarmos ao posto de gasolina solicitando ao frentista que “complete a água”, sem ao menos saber o que estamos pedindo. Na verdade, o nível de água e de aditivo no radiador é mais grave do que imaginamos porque, se estiver baixo ou simplesmente inexistente, irá fatalmente fundir o motor. Isso acontece porque a água armazenada no radiador é usada para amenizar a temperatura do motor, e o aditivo serve para que ela permaneça sempre em estado líquido, sem evaporar nem congelar.

2. Trocar o óleo periodicamente

No linguajar leigo, o motor é nada mais que uma complexa estrutura de engrenagens metálicas que, para não entrarem em atrito, precisam ser continuamente lubrificadas com o óleo diesel apropriado para o modelo do carro. Por aí você já sabe que, se deixar de trocar o óleo nos períodos devidos — normalmente de seis em seis meses ou a cada 5.000 km, o que vier primeiro —, o seu motor poderá superaquecer e fundir.    

3. Abastecer só em postos de confiança

Com o preço da gasolina lá em cima, é normal nos sentirmos tentados a abastecer naquele posto no meio do nada, que anuncia o combustível a um preço muito abaixo da concorrência. Mas, nessa hora, é bom desconfiar da suposta generosidade do dono do estabelecimento: ele pode estar oferecendo combustível adulterado, com adição de impurezas que, em curto espaço de tempo, danificarão as peças do motor, levando-o à fusão. Sem contar que você estará sujeito à queda do rendimento do carro, com consequente consumo excessivo de gasolina ou álcool.

Além desses cuidados específicos com o motor do carro, é bom que você siga rigorosamente o cronograma de revisões da sua concessionária, estipulado no manual do proprietário, dando sempre preferência às oficinas autorizadas. É que, ao levar o seu veículo para um check-up em qualquer estabelecimento, muitas vezes você pode estar piorando as condições do motor ao receber diagnósticos imprecisos sobre o que estaria causando o superaquecimento dessa peça. Aí, é aquela velha história do barato que sai caro, pois certamente você terá que voltar mais vezes à oficina da esquina da sua casa até que, muitos reais depois, o técnico finalmente identifique a raiz do problema.

E então, este conteúdo sobre como não fundir o motor foi realmente útil para você?

gasolina adulterada


admin3 cuidados para jamais fundir o motor do carro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *