Novidades

Quais os riscos de se usar gasolina adulterada?

O preço do litro da gasolina não para de aumentar, chegando aos R$8,00, mas no posto perto da sua casa continua abastecendo por um valor bem abaixo da tabela? É muito provável que tenha alguma coisa bastante errada aí! Possivelmente o dono desse estabelecimento está dando um golpe baixíssimo ou na concorrência ou em você, que deve estar há tempos enchendo o tanque com combustível adulterado sem saber. Mas o que isso pode causar ao carro e como evitar cair nessa pegadinha de novo? Pois é o que vamos mostrar agora! Então confira já nosso post e vire um expert no assunto:

Como descubro se a gasolina é mesmo adulterada?

Vale lembrar que, se fosse fácil descobrir, certamente essa fraude seria cometida com menos frequência. Mas alguns fortes indícios desse golpe são de simples averiguação: se você costuma abastecer só naquele posto do precinho camarada e nota que o tanque passou a render muito menos, sem contar que o carro vem apresentando anomalias — engasgando, morrendo ou simplesmente não tendo mais potência para subir morros —, abra seu olho e procure seu mecânico, porque você pode estar, aos poucos, envenenando seu carro.

Como é a composição da gasolina adulterada?

A gasolina pode ser adulterada de inúmeras formas. Uma bastante comum consiste na adição de óleo diesel e querosene à sua composição, produtos muito mais baratos que a gasolina. Uma outra maneira de dar o golpe é adicionando álcool anidro em uma porcentagem acima do limite permitido por lei — que é em torno de 1/5. Essas duas misturas podem ser perfeitamente detectadas por meio de testes laboratoriais. Porém, se a adulteração for muito grosseira, a gasolina retirada da bomba apresenta um aspecto estranho, já dando para tirar a prova no posto mesmo.

Que estragos o combustível adulterado pode causar no veículo?

Os danos do uso do combustível adulterado são vários, indo desde o entupimento da bomba de gasolina, passando pelo comprometimento do filtro de combustível, a corrosão do sistema de injeção eletrônica nos modelos mais novos, até o acúmulo de resíduos na área interna do motor — com riscos de que eles venham inclusive a danificar a bomba de óleo. Em linguagem leiga, o combustível fraudulento pode fazer seu carro parar de funcionar da noite para o dia, simples assim! Se você pegar tudo isso e colocar na calculadora, vai ver como a diferença no preço da gasolina não era nada!

Como encontrar um posto confiável?

Em primeiro lugar, desconfie. Tarifas muito baratas para o litro de gasolina — ainda mais com a inflação estourando e os juros nas alturas em nosso país — geralmente escondem ações fraudulentas. Em segundo lugar, você pode consultar o site da Agência Nacional do Petróleo (ANP), para ajudá-lo na escolha. Essa entidade fornece a lista de estabelecimentos irregulares ou suspeitos, que já tiveram as bombas lacradas. Outra dica valiosa é reivindicar ao frentista a nota fiscal depois do abastecimento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, caso seu veículo venha a ser danificado em função do contato com combustível irregular, você tem o direito de solicitar o ressarcimento de todos os gastos com o conserto ao proprietário do posto onde abasteceu.

E haja prejuízo! Será que compensa mesmo economizar com gasolina muito mais barata e gastar horrores com oficinas? Se você acha que já caiu nesse golpe, nunca deixe de fazer a revisão do seu veículo pelo menos uma vez ao ano em uma concessionária autorizada. Lá, mecânicos especialistas terão todos os recursos para diagnosticar quaisquer danos provocados pelo uso de gasolina falsificada, livrando seu veículo — e você — dessa tremenda enrascada!

Você também já foi vítima do golpe do combustível adulterado? O que achou das nossas dicas? Comente aqui e compartilhe conosco suas opiniões e experiências!

gasolina adulterada
adminQuais os riscos de se usar gasolina adulterada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *