Em se tratando de freios do carro, não é nada agradável ser surpreendido por ruídos estranhos no carro justo no momento em que você se prepara para passear, não é mesmo? A família toda já está a postos, o porta-malas está carregado e aí você escuta aquele barulhinho ao pressionar o pedal do freio, avisando que você pode correr riscos na pista. Aí não tem jeito, só mesmo providenciando uma revisão de última hora para diagnosticar o problema e garantir a segurança dos passageiros, pois não há nada mais importante na mecânica do veículo do que o sistema de freios, não concorda?
Se não quiser passar por transtornos como esse no seu dia a dia, conheça agora mesmo 4 valiosas dicas para cuidar dos freios do seu carro:
Fique atento aos ruídos
Você aciona o freio e ouve um ruído insuportável de metal enferrujado? Esse é um sinal clássico de que as suas pastilhas de freio já estão se esgotando, graças ao uso constante nos engarrafamentos, rotina nas grandes cidades. Aqui não tem muita conversa: a solução é trocar as pastilhas antes que elas comprometam outros componentes, como os discos de freio, e deixem o carro mais vulnerável. Vale lembrar: opte por peças originais, pois elas têm a espessura correta para o modelo do seu veículo, ok?
Respeite o prazo para revisão dos freios do carro
Nem sempre ficar atento aos ruídos pode prevenir qualquer falha no complexo sistema de freios dos veículos. Para não ser surpreendido pelo freio quando você mais precisar dele, é necessário respeitar os prazos de revisão, normalmente a cada 10 mil quilômetros rodados, segundo a maioria dos manuais do proprietário. Nessas ocasiões, é bom checar o nível do fluído de freio, que, se estiver vazio ou em quantidade insuficiente, poderá fazer com que o carro tenha dificuldades com as frenagens em alta velocidade.
Regule o freio de mão
Como é relativamente pouco acionado, o freio de mão é deixado de lado por muitos motoristas. Porém, esse item precisa de manutenção tanto quanto os outros, principalmente quando ele não consegue mais deixar o carro estabilizado ou dá a impressão de que a manopla vai sair na sua mão quando é puxada até o final do curso. A regulagem é rápida, mas deve ser feita por especialistas, uma vez que interfere em todo o sistema.
Entenda como funciona o ABS
Desde 2014, todos os veículos são obrigados, no Brasil, a sair da fábrica com o sistema de freios ABS, que impede o travamento total das rodas no instante da frenagem. Novidade para quem estava acostumado com os freios tradicionais, o ABS exige certo preparo por parte do condutor, já que o pedal passa a exigir uma pisada mais forte e uma destreza maior do motorista para desviar dos obstáculos com o freio acionado.
Caso esteja se sentindo inseguro com o sistema de freios do seu carro, considere um test drive na concessionária em que o comprou. Não deixe para entender como funciona o ABS justamente na hora H! Um técnico poderá lhe dar dicas específicas sobre como usá-lo corretamente ao simular situações reais vividas na pista. Afinal, em se tratando de freios, todo cuidado sempre será pouco para evitar acidentes!
Agora comente aqui e nos conte se ficou ainda alguma dúvida sobre como deixar o sistema de freios do seu carro 100%? Compartilhe seus questionamentos conosco e não passe mais aperto na hora de frear!
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