Novidades

DICAS PARA GARANTIR UMA BOA COMPRA DE CARRO USADO

Comprar um carro usado pode ser uma ótima maneira de economizar. Mas é preciso ter calma e muita atenção antes de tomar qualquer decisão final, afinal, comprar um carro usado envolve alguns riscos.

Para ajudar nessa tarefa, a Volant separou algumas dicas importantes para você ter em mente quando for investir nesse tipo de compra:

É mais seguro realizar esse tipo de compra com uma concessionária

Comprar um carro usado em uma concessionária costuma ser mais seguro que comprar diretamente com uma pessoa física. Isso porque a concessionária na maior parte das vezes oferece alguma garantia além de dados mais reais acerca do carro.

O que deve ser observado no carro?

É importante verificar o histórico de trocas de óleo e de manutenção do carro, afinal, isso indica o quão cuidadoso era o dono anterior e qual o provável estado do carro. Além disso, observe se há algum indício de vazamento ou manchas escuras no escapamento. Quanto aos itens de segurança, averigue a existência de chave de rodas, triângulos, extintor e condições do estepe.

Verifique se o motor é turbinado, afinal, a legislação brasileira não autoriza a adulteração dele. Observe a presença de ferrugens, o tempo de resposta do carro e o estado dos pneus.

O que deve ser observado no momento do Test Drive?

O test drive não é a forma mais eficiente de averiguar as condições reais do carro. Porém, se você observar alguns detalhes já ajuda a ter uma ideia melhor disso. Se o carro for manual, dê partida no carro em marcha lenta e verifique ruídos na cabine e se há vibração do volante e da alavanca de câmbio.

Para testar a suspensão, dirija por terrenos irregulares e observe como o carro se comporta. Verifique os freios, se há algum ruído e se a resposta é boa. Se for possível, leve o carro a um mecânico de confiança. Ele como profissional sabe avaliar melhor as condições do carro e te dizer se é ou não um bom negócio.

O que observar para descobrir se o carro já sofreu batidas ou enchentes não relatadas pelo vendedor?

Essa pode ser uma tarefa díficil de descobrir. Porém, há alguns sinais que podem ser observados que costumam ser indícios de um desses casos. Observe o alinhamento das portas, capôs, porta malas. Em relação à pintura, olhar atentamente se há variação na mudança de cor, principalmente das portas, tampas e parachoques.

Outra dica é observar as cores dos parafusos internos do carro, que de fabrica vêm da cor do veículo, ou seja, se estiver de cor diferente a do veículo, pode ser um sinal de que a peça em questão foi trocada. Em casos mais graves de batida, o Detran determina que isso conste no documento.

Já no caso de o carro já ter ficado alagado ou ter passado por uma enxurrada, fique atento a presença de lama ou terra em lugares mais escondidos do carro. Além disso, o cheiro do carro que já passou por essa situação costuma ser diferente e bem mais forte. Observe também a cor dos estofamentos e do carpete.

Se ainda assim você se sentir inseguro sobre o passado do carro que você pretende comprar, você pode consultar o site www.checkauto.com.br para saber se o carro sofreu danos, acidentes graves, se foi comprado de locadora, leilão, entre outras informações. O serviço custa R$ 44,90 por carro que você consultar.

Como verificar se o carro possui alguma irregularidade?

No caso da compra por meio de concessionárias, elas já fazem esse tipo de checagem antes mesmo de por à venda. Porém, se você for comprar de pessoa física, é necessário checar esse tipo de informação. Verifique se o número do chassi é o mesmo do que consta no documento e procure no site do Detran possíveis pendências.

O que você deve ter em mente para não perder dinheiro em uma futura venda desse carro.

Quando você compra um carro deve ter em mente também que se no futuro você precise vendê-lo, há maneiras de perder menos dinheiro nessa venda. Prefira carros nas cores prata e preto, pois são mais fáceis de vender.

Procure saber também como funciona a rede de assistência técnica da marca no Brasil, afinal, se for uma que está sempre com falta de peças, provavelmente seu carro sofrerá desvalorização. Carros adquiridos de locadoras, leilões, que já saíram de linha, apresentam muitas marcas na pintura ou com um histórico de acidente grave também costumam ser mais desvalorizados.

Pesquise também sobre quais são os carros desejados no mercado, quais são mais fáceis ou difíceis de vender e qual a qualidade desses veículos. A revista Quatro Rodas, por exemplo, é muito conhecida por oferecer esse tipo de material.

Essas dicas irão facilitar a sua procura. Esteja sempre atento e tenha senso crítico. Uma compra muito vantajosa ou com um desconto muito grande deve levantar suspeita. Verifique sempre as informações jurídicas necessárias e procure ao menor sinal de batida, alterações e más condições do carro e não se esqueça: carro usado também precisa de um seguro. Não dê chance para o azar.

Volant SegurosDICAS PARA GARANTIR UMA BOA COMPRA DE CARRO USADO