O ramo automobilístico se encontra em constante avanço e muitas tecnologias foram incrementadas nos veículos com o passar dos anos.
O câmbio automático foi um marco para a área e cada vez mais as pessoas estão optando por essa nova categoria.
Porém, muitas pessoas ficam na dúvida a respeito de qual tipo de câmbio escolher.
Nesse artigo você vai conferir quais as vantagens e desvantagens do câmbio automático e câmbio manual, além de como eles funcionam.
Mas antes de esclarecermos as vantagens do câmbio manual e do câmbio automático, é interessante entender qual é a diferença mecânica entre as duas categorias.
O manual, que é o mais convencional e que está presente na maioria dos carros, é constituído por um conjunto de engrenagens que são “ativadas” pelo próprio motorista.
Ou seja, fica a critério dele colocar qual a marcha mais adequada para determinada situação.
O câmbio automático já é uma tecnologia mais moderna, tanto que não está presente em grande parte dos automóveis.
A mudança de marcha não é feita manualmente, mas sim pelo próprio sistema do carro, que escolhe de modo inteligente qual deve ser escolhida.
Câmbio manual ou câmbio automático: quais as vantagens de cada?
Se você pretende trocar de carro e está na dúvida se escolhe o câmbio automático ou o câmbio manual conheça as vantagens mais básicas de cada um.
Primeiramente, vamos conhecer as vantagens do câmbio manual, aquele câmbio convencional que, a maioria de nós, já dirigiu um carro com ele
A vantagem mais atrativa dessa categoria é a economia.
Não só no preço total do carro, mas também no consumo de combustível que é bem menor.
Ele também traz mais esportividade para o veículo.
Muitas pessoas realmente gostam de dirigir e um carro sem câmbio manual pode perder toda a graça.
Além disso, ele possui vantagens nas ultrapassagens.
A manutenção desse câmbio também é mais simples, se encaixando também no quesito de ser mais econômico.
O câmbio automático também possui diversas vantagens, mas em uma linha diferente do manual.
A vantagem principal da categoria é o conforto que ele traz ao motorista.
Como não é preciso realizar trocas de marcha, a viagem se torna mais segura e bem menos cansativa.
Quem costuma ficar no banco do passageiro não se dá conta, mas dirigir por longas distâncias é bem desgastante, o que é amenizado com o câmbio automático.
Em questões mecânicas, eles possuem grande durabilidade, pois não há o vício da trocas de marcha e as engrenagens não sofrem muito desgaste.
Câmbio manual ou câmbio automático: quais as desvantagens de cada!
Agora que você já sabe quais são as vantagens do câmbio manual e do câmbio automático, vamos apresentar as desvantagens de cada um.
Em relação ao câmbio manual, as maiores desvantagens consistem no desgaste do câmbio quando o carro roda em locais que exigem muita troca de marcha, maior exigência do motorista no trânsito (deixa-o mais cansado) e menores períodos entre as revisões.
Também é interessante relatar que, mesmo o menor gasto de combustível ser um ponto positivo, quando as marchas são engatadas de maneira incorreta o carro consome mais combustível, então o motorista deve saber quais marchas usar em todos os casos.
No caso do câmbio automático a maior desvantagem é, de fato, o fator econômico, tanto na hora da compra como no consumo de combustível. Um carro com esse tipo de câmbio pode custar, em média, 5 mil reais a mais e o consumo de combustível é relativamente maior.
A manutenção também é um pouco mais cara, pois a mão de obra é um pouco mais especializada.
Qual câmbio escolher?
Analisando as vantagens e desvantagens o motorista pode ter uma ideia sobre qual tipo de câmbio escolher.
A escolha do câmbio automático ou câmbio manual é muito pessoal, sendo que cada um se adéqua a um tipo de motorista.
O câmbio manual é preferível para aqueles que prezam pela economia, claro, mas também é mais recomendado para quem não percorre grandes trajetos de carro, além de conhecer mais sobre a passada de marchas.
Já o câmbio automático é mais indicado para quem busca pelo conforto, principalmente em viagens longas.
A categoria faz uma grande diferença para os motoristas que viajam muito e por trajetos longos.
Ou seja, quem deve decidir qual tipo de câmbio é melhor é o próprio motorista, apenas ele sabe suas características e em qual categoria irá se adaptar melhor.
Dúvidas sobre o câmbio automático
Como o câmbio automático é uma tecnologia relativamente nova no mundo automobilístico, muitos motoristas não tiverem o menor contato com ele durante a autoescola, trabalhando apenas com o câmbio manual.
As letras do câmbio automático são “D”, “R”, “N” e “P”. Elas derivam dos termos em inglês, saber o que significam ajuda o motorista a lembrar de cada uma.
A letra “D” significa Drive (dirigir), o “P” é de Park (estacionar), “N” é Neutral (Neutro) – também conhecido como ponto morto – e o “R” é a famosa ré.
Muitos motoristas não se entendem com as letras do automático e nem sabem arrancar com esse tipo de carro, mas é tudo bem simples:
Basta dar a partida no veículo e mover o câmbio para a letra “D” e depois soltar o freio de mão.
Em alguns câmbios, ainda existem as letras “L” e “S” que significam, respectivamente, Low (lento) e Sport (função esporte).
O “L” vem acompanhado dos números 1, 2 e 3, e ele serve para limitar a marcha que será utilizada pelo câmbio automático.
Já o “S” é uma opção esportiva que faz o veículo retardar as trocas de marcha para que o carro tenha mais força com menos tempo.
Essas são apenas algumas coisas referentes ao câmbio manual e o câmbio automático, mas se você pretende comprar um novo carro, uma dica interessante é dar uma volta com os dois tipos de câmbio para um mesmo modelo de carro, assim é mais fácil ver com qual se adapta melhor.
Agora é só ficar ligado(a) em nossos conteúdos aqui do Blog! Sempre com artigos novos semanalmente!
Deixe um comentário