O seguro de vida e previdência privada são alternativas para quem busca a proteção financeira para a família, especialmente em momentos difíceis. Em caso de morte, o benefício destes seguros têm liquidez imediata e podem ser utilizados sem a necessidade de entrar no inventário.
Por isso, na hora de planejar as finanças, muitas pessoas ficam com dúvidas para escolher entre o seguro de vida ou a previdência privada. Contudo, os dois produtos são complementares — um não dispensa a contratação do outro.
Pensando nisso, elaboramos o artigo de hoje para te ensinar as principais diferenças entre o seguro de vida e previdência privada e como combiná-los para proteger sua família. Continue acompanhando!
Previdência privada
A previdência privada funciona como uma poupança para objetivos de longo prazo, como a aposentadoria. Toda a reserva guardada ao longo da vida do titular é investida como renda para seus dependentes.
Dessa maneira, os titulares podem usufruir do dinheiro poupado, recebendo-o de uma vez só ou em forma de pagamentos mensais. Além disso, a previdência privada conta com benefícios fiscais e liquidez imediata.
Ou seja, em caso de morte do titular, o valor guardado não precisa passar pelo processo de inventário, ficando disponível na mesma hora. Essa forma de transferir recursos aos herdeiros é uma das maiores vantagens da previdência privada.
Uma vez que os bens do falecido não podem ser movimentados durante todo o processo de inventário, é possível garantir a renda da família e custear as despesas legais. Por isso, a previdência privada é ideal para um planejamento sucessório, mesmo que esse não seja o principal objetivo do produto.
Seguro de vida
Já o seguro de vida é um produto que distribui um valor acordado previamente em situações de interrupção da fonte de renda do segurado. Por isso, é um produto indicado para se prevenir contra imprevistos.
Existe uma série de coberturas adicionais para o seguro de vida, mas as principais são:
- Morte (acidental ou natural): em caso de falecimento do segurado o valor é pago para atender as necessidades imediatas dos dependentes;
- Invalidez permanente (parcial ou total): em casos de acidentes que impeçam o segurado de trabalhar, o montante é pago para garantir a segurança financeira;
- Diagnóstico de doenças graves: se houver o diagnóstico de uma doença grave prevista na apólice os valores são antecipados para custear os tratamentos.
Assim como a previdência privada, os valores pagos pelo seguro de vida possuem liquidez imediata e não precisam passar pelos processos de inventário. Além disso, o seguro de vida conta com um diferencial: ele é isento de imposto de renda.
Como combinar o seguro de vida e a previdência privada?
Após esclarecer todos estes pontos, resta apenas um questionamento: como combinar o seguro de vida e previdência privada dentro de um planejamento financeiro? É possível equilibrar a relação entre os dois serviços?
Para planejar sua aposentadoria o primeiro passo é identificar qual é o valor necessário para garantir a renda desejado no futuro. Após realizar esta conta, quem está iniciando a construção do patrimônio deve contratar um seguro de vida equivalente ao valor que deve ser acumulado para a aposentadoria.
Por exemplo, se você definiu que precisa juntar R$ 2 milhões na previdência complementar, você deve contratar uma apólice de seguro de vida no valor de R$ 2 milhões. Dessa maneira, é possível garantir que os seus herdeiros recebam o valor necessário para manter a estabilidade financeira caso você venha a faltar.
Apesar da variedade de coberturas oferecidas pelo segmento de seguros de vida, os brasileiros não têm a cultura do seguro. Afinal, ninguém quer contemplar o fato de que o pior pode acontecer a qualquer momento.
Por isso, é comum postergar o processo de contratação de seguro de vida e, muitas vezes, é preciso que um imprevisto aconteça. Em momentos como o atual é imprescindível cuidar da sua família e garantir a segurança e conforto de quem realmente importa.
Não deixe para outra hora, entre em contato com a nossa equipe de especialistas para avaliar quais são os melhores produtos para você e sua família!
Deixe um comentário