No meio da correria do dia a dia, acaba faltando tempo para fazer uma revisão básica no carro, não é mesmo? No entanto, o chão da sua garagem volta e meia amanhece com manchas escuras, que pode ser do óleo que escapou dos retentores desgastados, do tampão do cárter e até dos amortecedores. Na verdade, você só vai conseguir saber de onde vem o vazamento se parar de adiar a revisão na oficina especializada da sua concessionária. É isso ou sofrer, diretamente no bolso, as consequências do problema, seja ele qual for. Ainda não se convenceu? Então confira agora mesmo alguns riscos que o vazamento de óleo lubrificante apresenta:
Correia dentada danificada
Quando o óleo vem dos retentores que, de tão desgastados, não conseguem vedar mais nada, o maior problema é que o líquido venha a atingir a correia dentada, gerando um prejuízo muito maior, devido ao elevado custo dessa peça. Sem contar que você provavelmente precisará ficar a pé por um bom tempo, pois o carro terá que ficar alguns dias a mais para um reparo mais complexo. Outro risco é o óleo sair da junta do cabeçote e, levado pelo vento, vir a sujar a tampa do motor, obrigando você a procurar um estabelecimento especializado nesse tipo de limpeza.
Motor avariado
O excesso de óleo no reservatório também provoca vazamento. E, à medida que esse recipiente se esvazia, mais as partes mecânicas do motor ficarão sujeitas ao atrito, o que pode diminuir consideravelmente a vida útil desse item vital ao funcionamento do veículo. E o mais curioso é que isso acontece por causa do descuido de grande parte dos motoristas, que deixa a troca de óleo por conta de frentistas, profissionais nada especializados no serviço. O que acontece é que os frentistas, muitas vezes, cometem o erro de examinar a vareta enquanto o carro está quente, o que deixa o óleo menos viscoso e dá a falsa impressão de que o reservatório está vazio. Isso explica muita coisa, certo?
Dificuldade para trocar as marchas
Se a caixa de câmbio começa a emitir ruídos estranhos e fica mais difícil passar de uma marcha para outra, você pode começar a desconfiar de eventuais vazamentos — isso é, caso você respeite os prazos para a troca de óleo com regularidade. O vazamento de óleo deixa o cárter vazio e as engrenagens à mercê de qualquer atrito. Está explicado de onde vem aquele barulhão super incômodo durante a troca de marchas. Portanto, fique sempre atento ao nível de óleo do motor que, segundo a maioria dos manuais do proprietário, deve ser verificado pelo menos a cada 5 mil quilômetros.
Agora que ficou por dentro da série de estragos que um simples e inofensivo vazamento de óleo pode fazer no seu carro, não perca seu tempo com oficinas de bairro ou postos de combustíveis, porque esses estabelecimentos normalmente são desprovidos de profissionais especializados para lidar com esse tipo de problema, podendo, inclusive, danificar outros componentes do veículo ou mesmo dar um diagnóstico errado. Aí, meu caro, é mais dinheiro jogado fora.
Agora deixe seu comentário e nos conte se ainda tem dúvidas sobre como resolver o problema de vazamento de óleo do seu carro. Compartilhe conosco como anda o cumprimento de sua tabela de revisão! Divida suas experiências aqui e participe da conversa!
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