Novidades

Seguro auto para pessoa com deficiência: entenda como pode ser feito

Hoje em dia, com a violência no trânsito crescendo a níveis alarmantes, é indispensável garantir um seguro de qualidade e segurança para seu veículo. E o assunto se torna mais sério ainda quando se trata de assegurar o veículo de um indivíduo com deficiência, já que, naturalmente, ele requer atenção e cuidados especiais. 

Este assunto tem gerado muitas dúvidas, que tentamos esclarecer neste artigo. Continue lendo!  

Como funciona o seguro auto para pessoas com deficiência?

Em primeiro lugar, as seguradoras precisam obter todas as informações e todas as mudanças que tenham sido feitas no veículo.

Caso alguma informação não seja comunicada à seguradora, os casos de sinistro correm o risco de não serem indenizados. 

O seguro auto para pessoa com deficiência segue algumas regras:

  • Segundo a lei no Brasil, se o indivíduo é deficiente físico, tem direito a ficar isento do pagamento dos impostos IPI e ICMS, no momento da contratação do seguro automobilístico. O taxista também tem direito a essa isenção; 
  • Nas situações de indenização parcial, quando será necessário realizar restaurações devido aos danos correspondentes no carro do cliente, a regra será a mesma para os que têm seguro comum: o consumidor deverá arcar com o valor da franquia e a empresa de seguro consequentemente ficará responsável de pagar os gastos restantes pelo conserto;
  • Se a situação for de indenização integral ou total do auto, que se aplica quando o veículo é furtado, roubado (e não é encontrado em determinado tempo estipulado no contrato com a seguradora), danificado por incêndio, ou quando o preço do seu restauro é idêntico ou maior que 75 por cento do valor do automóvel, haverá distinção no pagamento. 

Quais seguradoras fazem cobertura especial para PCD?

Após determinação da SUSEP, todas as seguradoras são obrigadas a emitir apólice específica para PCD, incluindo a cobertura de impostos. Vale ressaltar que preços e condições, no entanto, variam de acordo com a seguradora escolhida. 

Como funciona essa cobertura especial?

A cláusula de despesas extraordinárias garante que a seguradora quite os impostos em caso de indenização integral e, ao final da operação, o proprietário receba o percentual contratado da Tabela FIPE que geralmente é de 100%.

Outras opções

  • O segurado recebe de 125% a 130% (dependendo do valor contratado) e quita os impostos, ficando com 100% da Tabela FIPE;
  • A própria seguradora quita os impostos e repassa os 100% da tabela FIPE ao segurado;
  • O segurado escolhe a opção por valor determinado, assim, o segurado quita os impostos e o segurado recebe os valores determinados na contratação do seguro.

Quem pode dirigir o veículo do segurado?

  • No caso de PCD não condutor, apenas os condutores indicados no processo de isenção;
  • No caso de PCD condutor, parentes lineares ou de primeiro grau, que residam com o PCD.

Como encontrar o melhor seguro auto para pessoa com deficiência?

Qualquer pessoa merece um serviço de qualidade e de preço acessível, e com o seguro auto para pessoas com deficiência não é diferente. Por isso, na hora de contratar, procure a orientação de quem entende do assunto, com a credibilidade de mais de uma década no mercado securitário. Faça sua cotação agora mesmo com a Volant!  

adminSeguro auto para pessoa com deficiência: entenda como pode ser feito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *