Os carros com câmbio automático já correspondem a cerca de metade dos emplacamentos de veículos novos no país. Não é à toa que este tipo de veículo caiu no gosto dos brasileiros, sendo um grande aliado no momento de evitar cansaço em congestionamentos.
O câmbio com transmissão automática torna mais prática a vida dos motoristas. Mas, como dirigir carros automáticos? Mesmo sendo considerado por muitos mais fáceis de dirigir do que os carros manuais, há alguns detalhes aos quais é preciso ficar atento. Confira abaixo.
Utilize o neutro só em caso de emergência
Nos veículos com câmbio manual, é recomendado colocar em ponto-morto nas paradas rápidas, como no semáforo para evitar o desgaste da embreagem. No entanto, em carros automáticos esta prática não deve ser adotada.
Neste caso, deve ser mantida a posição “D” (drive) com o pé no freio, pois isso permite uma arrancada com mais rapidez. Alguns carros possuem a tecnologia do câmbio que desacopla automaticamente para poupar combustível.
Em descidas longas, utilize o freio-motor
Nas descidas, a maioria dos sistemas de câmbio automático tende a soltar o carro para diminuir as rotações por minuto do motor. Logo, em declives, o carro irá tomar maior velocidade, sendo necessário o acionamento dos freios pelo motorista, o que consequentemente pode deixá-los superaquecidos.
O recomendado nesses casos, é adotar as posições 2 ou “L” (low) para que o carro ande na função de freio-motor, exigindo assim menor interferência nos freios. É importante fazer isso antes do declive, evitando, portanto, forçar o sistema e superaquecer o óleo da caixa de marchas. A marcha reduzida também é útil para manter marchas mais curtas e os giros mais altos.
Atenção com o óleo de transmissão do câmbio automático
O sistema de transmissão do câmbio automático precisa de cuidados e atenção por parte do motorista. A maioria dos fabricantes informa no manual do carro quando é necessária a troca de óleo para lubrificação de engrenagens e outros componentes mecânicos.
Também é preciso ficar atento em relação ao engrossamento do óleo, pois isso afeta o rendimento do carro e também ocasiona a trepidação nas arrancadas. Caso essas recomendações sejam ignoradas, é possível que o sistema possa superaquecer e mesmo parar de funcionar.
Seguro Auto para o seu automático
De fato, os carros com câmbio automático estão cada vez mais populares, porém o que muitos não avaliam é que os equipamentos desse tipo de veículo são mais delicados e exigem mais cuidados na manutenção.
Por isso, é importante contar com o seguro auto. No caso de carros com câmbio automático, este seguro pode ser acionado em algumas situações específicas que garantem segurança para você e o seu automóvel. Por exemplo, em casos de acidentes, roubos, furtos, colisões, enchentes, incêndios, etc o seguro pode ser acionado. A cobertura em algumas situações pode variar de acordo com cada seguradora.
Agora que você já sabe como dirigir carros automáticos com mais segurança, que tal saber mais sobre como funciona o seguro auto? Clique aqui e entre em contato com um de nossos consultores. A sua segurança é a nossa prioridade.
Deixe um comentário