Na correria do dia a dia, poucas vezes nos planejamos para situações atípicas como a que estamos lidando atualmente. É preciso estar sempre prevenido, e uma das soluções que ajuda a minimizar o impacto de uma doença grave é a DIT (Diária por Incapacidade Temporária por Doença ou Acidente Pessoal). Esta cobertura é extremamente importante para garantir os seus rendimentos, caso você precise se afastar do trabalho temporariamente por uma questão de saúde ou mesmo um acidente. Quer saber mais como funciona a DIT? Confira abaixo.
O que é a DIT?
Se teve algo que esse momento crítico ensinou para muitos foi a importância de ter um seguro de vida. São muitas as situações que podem colocar nossa saúde em risco e, de forma bem simples, é preciso ter um plano caso você precise ficar afastado do trabalho para cobrir as as suas despesas.
A indenização da DIT não tem um limite, pois ela é calculada de acordo com a renda do segurado por dia não trabalhado até o limite do contrato. O valor da apólice da DIT costuma ser bastante acessível, outra vantagem! Essa garantia financeira temporária é muito importante para manter a família protegida e as contas em dia, até conseguir reestruturar as pendências e voltar ao trabalho.
Principais características das coberturas DIT
Uma das principais vantagens da cobertura deste tipo de seguro é a segurança financeira para o segurado em caso de afastamento do trabalho. Para profissionais autônomos, então, esse tipo de seguro torna-se essencial.
As coberturas DIT são geralmente divididas em duas: uma abrange a cobertura por lesões por esforço repetitivo (L.E.R), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (D.O.R.T), e lesão por trauma contínuo (L.T.C) e a outra não cobre estas doenças. Outras questões que podem fazer parte das coberturas são: eventos decorrentes de doença e acidentes.
Algumas seguradoras também oferecem cobertura em caso de hérnias de qualquer tipo, mas isso pode variar muito conforme cada corretora.
Como solicitar a indenização
Para acionar a DIT, é preciso que o segurado entre em contato com a seguradora que fechou o contrato assim que ocorra o acidente ou doença. Após, é necessário enviar as documentações necessárias para a seguradora.
Para quem este seguro é indicado?
O seguro é bastante recomendado para profissionais autônomos, pois muitas vezes a única fonte de renda destes profissionais é o trabalho, não podendo ficar desassistido por um mês ou mais.
Já os trabalhadores celetistas (sob regime de CLT) podem contar com o auxílio da Previdência Social em caso de impedimento de trabalhar, como o auxílio doença. Entretanto, nesses casos, pode ocorrer uma lentidão por questões burocráticas até a liberação do pagamento e o profissional ser prejudicado, por isso a importância de ter o DIT em complemento.
Lembrando que este seguro não possui um limite, pois a indenização é calculada de acordo com a renda do segurado.
Há alguma profissão que a DIT não permita a contratação?
Sim, as seguradoras sempre avaliam o perfil de cada contratante. Sendo assim, determinadas profissões estão muito expostas ao risco, e algumas seguradoras podem não aceitar fechar o contrato. Porém, é recomendável fazer uma consulta com várias empresas de seguros antes de contratar, pois esta situação pode variar muito.
E então, esclarecemos todas as dúvidas sobre as coberturas da DIT? Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco agora mesmo e converse com um de nossos consultores. A Voltant Seguros está pronta para ajudar você.
Deixe um comentário