Quem vive em grandes centros urbanos sabe como o trânsito pode ser estressante — principalmente em engarrafamentos. No entanto, quem já dirigiu um carro automático sabe como a comodidade proporcionada pelo câmbio automático pode fazer a diferença.
No carro automático, a mudança de marcha acontece de acordo com a velocidade do veículo e a rotação do motor, dispensando a tradicional alavanca manual. Com isso, o pé esquerdo fica livre e o pé direito pode ser utilizado para controlar o freio e o acelerador.
Ou seja, é cada vez mais comum encontrar carros automáticos pelas ruas! E pensando nisso, separamos 4 dicas para quem gosta de dirigir carro automático. Continue acompanhando!
1. Entenda como funciona cada comando
Para dirigir um carro automático com conforto e segurança, é imprescindível entender como funciona cada comando:
- P (PARKING): é a posição utilizada para estacionar o carro. O comando P trava as rodas, impedindo que o carro se movimente (mesmo que você acione o acelerador);
- N (NEUTRO): também é uma posição utilizada para fazer com que o carro não se movimente. No entanto, as rodas não ficam travadas e o veículo pode se movimentar em descidas e inclinações;
- D (DRIVE): é a posição responsável por fazer com que o veículo se desloque para frente. Por isso, é fundamental colocar o pé no pedal de freio antes de colocar a alavanca na posição D;
- R (RÉ): assim como o próprio nome já diz, é a posição utilizada para engatar a ré do carro automático;
- 1 e 2: são as posições utilizadas em câmbios totalmente automáticos, quando é preciso utilizar a forma do motor em subidas e descidas íngremes. Na posição 1, o carro não mude de marcha mesmo que o acelerador seja ativado, já a posição 2 garante que o veículo não chegue à terceira marcha.
2. Para estacionar em descidas ou subidas é necessário utilizar o P
Para estacionar corretamente um carro automático em uma descida ou subida, é importante prestar atenção em alguns detalhes. Primeiro, é necessário acionar o freio de estacionamento (freio de mão), em seguida deve-se colocar a alavanca na posição P (Parking).
Na hora de sair, é necessário realizar a operação inversa: colocando a alavanca na posição D (Drive) e em seguida soltar o freio de mão. É fundamental obedecer a essa ordem de comandos para evitar que a alavanca não trave na posição P.
3. Leia o manual para saber o que fazer em engarrafamentos
Existem modelos de veículos automáticos engatam a posição N (neutro) automaticamente em engarrafamentos, acionando também a posição (D) quando o carro se movimenta. No entanto, em alguns modelos é necessário efetuar os comandos de forma manual.
Por isso, é imprescindível ler o manual do veículo para dirigir carros automáticos com segurança.
4. Verifique se é necessário trocar o óleo do câmbio automático
Existem modelos de carros automáticos que dispensam a necessidade de realizar a troca do óleo do câmbio. No entanto, mesmo sem a necessidade de trocar, é importante verificar periodicamente o nível do fluido (para identificar possíveis vazamentos).
Por isso, o mais indicado é verificar o manual do veículo para certificar se é necessário trocar o óleo do câmbio automático.
Essas foram as 4 dicas para quem gosta de dirigir um carro automático. Você está pensando em comprar um carro automático? Então não deixe de entrar em contato com a Volant Seguros para garantir a sua segurança!
Deixe um comentário