Ser um profissional autônomo tem diversas vantagens.
Você é seu próprio patrão, pode fazer seus horários, seus ganhos só dependem do seu esforço, você tem mais liberdade para tomar decisões. Não é à toa que tantas pessoas têm o sonho de trabalhar por conta própria, saindo da CLT.
No entanto, nem tudo são flores. Ao se tornar um profissional autônomo, você perde algumas vantagens que um profissional celetista tem.
Seu salário já não está mais garantido, afinal, agora os ganhos dependem única e exclusivamente de você e seu trabalho.
No caso de alguma doença ou incapacidade, quem vai trabalhar no seu lugar? Se o seu sustento depende apenas de você e do seu trabalho, como fará se precisar se ausentar por alguma incapacidade laboral?
É pra evitar surpresas desagradáveis como essa que existem alguns seguros especialmente pensados para os profissionais autônomos, como é o caso do DIT.
O que é o DIT?
DIT significa Diária Por Incapacidade Temporária, um seguro voltado principalmente para profissionais liberais e autônomos que precisam ter uma garantia de renda quando não estiverem aptos a trabalhar, seja por conta de um acidente ou doença incapacitante.
O DIT também pode ser contratado por profissionais ligados à CLT que não querem depender apenas das garantias do INSS, por exemplo. Ele é muito útil para aqueles que ganham altos salários.
Assim, um diretor que ganha 10 mil reais por mês, pode sofrer um acidente e acabar tendo que depender da previdência social, ganhando 2 ou 3 mil reais de indenização.
Caso ele tenha o seguro DIT, poderá continuar a ganhar o valor equivalente ao seu salário de 10 mil reais, sem passar por privações e todo o estresse relacionado à diminuição do salário por algum período.
A importância do DIT para autônomos e profissionais liberais
A Diária por Incapacidade Temporária é indispensável para autônomos e profissionais liberais, pois garante que eles não fiquem desamparados se eventualmente não puderem exercer suas funções.
Suponhamos, por exemplo, que um dentista quebre o braço e tenha que ficar 30 dias sem trabalhar. Sem um seguro, seriam 30 dias sem exercer sua função e sem receber nenhuma remuneração.
Caso esse profissional tenha um seguro DIT contratado, ele pode começar a receber diariamente os valores referentes ao seu seguro após o prazo de carência, que geralmente é de 10 dias, dependendo do plano contratado.
Ou seja, a partir do 11º dia ele começa a receber diariamente um valor referente a sua apólice de seguro e pode contar com esse benefício por até 365 dias.
E se você ainda acha que esse tipo de auxílio não é tão importante, nós trouxemos alguns dados pra deixar você mais alerta!
Em 2017, o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) pagou 284.191 indenizações de invalidez permanente e 58.651 de despesas médicas.
Além disso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o quinto país com mais mortes no trânsito. E hoje em dia quem de nós não está diariamente no trânsito? Ou seja: estamos correndo riscos a todo momento!
Para fechar, outra estatística alarmante: são 600 mil novos pacientes com câncer todos os anos em nosso país. E se você, profissional autônomo, for vítima desse tipo de doença, como poderá trabalhar e ainda manter todas as despesas e cobrir os gastos com remédios e tratamento?
Quanto mais seguro, melhor!
Se tem uma coisa que nunca é demais é segurança.
Você não perde nada por investir em um seguro DIT ou qualquer outro tipo de apólice que garanta um suporte em situação de dificuldades. Portanto, se você está pensando em contratar um seguro, não perca tempo. Não espere uma dificuldade acontecer para que você note como é importante se prevenir.
Aproveite e fale conosco agora. Estamos preparados para tirar todas as suas dúvidas e esclarecer tudo de maneira simples, prática e transparente, para que você possa ter toda a segurança que precisa!
Deixe um comentário