Geralmente, comprar um carro é sempre uma das principais metas dos brasileiros e, por ser um grande investimento, essa compra necessita de cuidados e planejamento.
Assim, além de avaliar o modelo, é preciso pensar no preço, na forma de pagamento, no consumo de combustível, no valor do seguro, nos custos de manutenção, entre outros fatores.
Dessa forma, se engana que pensa que um Seguro Auto protege apenas contra roubo ou furto, pois quem faz a contratação de coberturas adicionais, pode ainda contar com serviços de guincho, chaveiro, carro reserva, entre outros serviços que aumentam muito a comodidade, porém, aumentam o preço da apólice, claro!
Em relação ao cálculo do valor do Seguro Auto, podemos afirmar que é personalizado, onde se leva em consideração não apenas o modelo do carro que será coberto, mas o perfil do condutor, o trajeto, o valor da franquia, entre outros diversos fatores.
Sendo assim, o conjunto de coberturas irá mudar de acordo com o perfil titular da apólice!
Por isso, para que você consiga o melhor preço em cada um desses quesitos, confira abaixo 5 dicas para ter um seguro de carro mais barato!
-
Faça a simulação do valor do Seguro Auto antes de comprar o carro!
Normalmente, 60% do que paga no seu seguro deve-se ao modelo do seu veículo, onde a seguradora e a corretora de seguros que estará lhe auxiliando buscam avaliar o índice de roubos ou furtos desse modelo, se ele apresenta acessórios mais diferenciados que provavelmente irão ser mais caros para repor em um momento de colisão ou roubo, entre outros diversos fatores.
Sendo assim, para que você tenha um bom preço, é preciso que você faça uma simulação do seguro antes de comprar o seu carro! Isso é fundamental!
-
Procure uma boa corretora de seguros!
As corretoras de seguros são peças essenciais para que você possa encontrar as melhores opções de seguros para o seu veículo.
Só tenha certeza de que a empresa corretora ou corretor(a) estejam certificados pelo SUSEP – Superintendência de Seguros Privados!
Esse tipo de empresa e profissional vai te ajudar em todo o processo de contratação, até mesmo na hora dos problemas e sinistros!
Portanto tenha em mente que ter um bom acompanhamento nesse sentido é essencial para não contratar mais nem menos do que você precisa.
-
Atenção com a Franquia do seu seguro!
Caso você não saiba, a franquia é o valor que você irá pagar caso em situações de perda parcial que não houve o envolvimento de terceiros, arcando com uma parte dos prejuízos.
Sendo assim, se você souber escolher muito bem o tipo de franquia, então isso já será o suficiente para que você possa diminuir muito o valor do Seguro Auto.
-
Procure acompanhar muito bem o valor da quilometragem!
É interessante que você entenda que quanto maior for o valor da quilometragem, maior será o risco em que o seu carro irá estar exposto, o que irá deixar o seguro mais caro.
E ao informar os dados, é importantíssimo que se passe os números certos, até mesmo pelo fato de que a seguradora tem o direito de solicitar perícia e, caso constatada má fé, por exemplo, você entrará em maus lençóis!
Em relação ao perfil do motorista, ele normalmente representa 20% do preço, em que nesse quesito as variáveis são bastante grandes.
Geralmente, as mulheres costumam pagar mais barato do que os homens, porém, independentemente do gênero, qualquer indivíduo que possua entre 18 e 25 anos poderá pagar um pouco mais caro.
Além disso, o estado civil é um outro fato que pode influenciar, pois as pessoas casadas pagam mais barato, e os divorciados tendem em pagar um pouco mais caro, pois figuram entre os que mais se encontram envolvidos em sinistros.
-
Possua um bom histórico de condutor!
Quanto menos você se encontrar envolvido em sinistros ou então tiver acionado a sua seguradora anterior, então mais chances você irá ter de possuir um bom preço no seu seguro, pois o seu histórico irá provar de que você possui menos riscos para a seguradora do que um outro motorista.
Sem falar que o trânsito envolve muitas vidas e não só a sua, não é mesmo? Para quem tem família então, a preocupação deve ser ao menos duplicada.
Então procure dirigir com responsabilidade sempre! Caso contrário, não há seguro que resolva!
Além disso, vale lembrar que a seguradora pode negar pagamento do sinistro, dependendo do surgimento de alguma incongruência com a realidade por parte do segurado!
Gostou do artigo? Toda semana tem mais! Acompanhe nosso Blog!
Deixe um comentário