A indústria automobilística procura sempre se renovar. Novidades surgem a todo o momento por meio de um massivo investimento em pesquisas tecnológicas. Os resultados dessas pesquisas resultam em inovação e melhoria nas tecnologias usadas nos carros.
Separamos algumas novidades do mercado automobilístico que muito provavelmente redefinirão os modos e a dimensão com que os carros serão fabricados.
Câmbio de 10 marchas da Honda
A Honda hoje investe em pesquisar para criar um carro de 10 marchas. Adotar essa tecnologia permite uma troca de marchas do carro automático 30% mais rápidas. Além disso, as 10 marchas prometem tornar esse novos carros 14% mais ágeis que o modelo anterior de 6 marchas e 6% mais econômicos, ou seja, mais agilidade e econômica para o consumidor.
Kia anúncia importação de carros elétricos para o Brasil
Após a isenção de IPI para carros elétricos no Brasil, a Kia comunicou que vai começar a importar modelos EV para o Brasil. É esperado que o preço seja próximo de R$ 100 mil. No Soul EV sua mobilidade é de 100% energia elétrica, e por isso emite zero poluentes.
De acordo com a Kia, o modelo pode atingir até 145km/h com 110cv de potência e o bom torque de 29kgfm. De 0 a 100km/h são gastos 11,2 segundos, sua autonomia média é de 199km. Em relação a carga, são necessárias 24 horas para uma carga completa da bateria com uma fonte de 120V. Já se for carregado por uma fonte de 240V esse tempo reduz para 5 horas.
Alerta sonoro para carros elétricos
Os carros elétricos são extremamente silenciosos. Decorrente disso, alguns acidentes começaram a acontecer quando esse tipo de veículo foi introduzido nas ruas. A falta de som acabava por confundir o pedestre, que não notava a aproximação do carro e por isso diversos acidentes começaram a acontecer
A partir disso, desenvolveu-se técnicas para gerar ruídos artificiais nos carros elétricos para garantir a segurança do pedestre. Criou-se então uma espécie de buzina direcional, que a partir de sensores identifica pessoas que possam assumir um trajeto de risco e a partir disso emite um som diretamente a elas, enquanto para as outras pessoas e carros que estão em volta ela é quase imperceptível.
Pneus que se auto consertam
Cientistas da Alemanha desenvolveram um novo processo que promete dar origem a um pneu que se auto conserta. Os pesquisadores modificaram quimicamente uma borracha comercial para produzir um material durável e elástico, capaz de se reconstituir.
Para que esses pneus se auto conserte, é necessário que ele fique em repouso por 8 dias que é o tempo necessário para que a resistência máxima seja recuperada. Porém, se o pneu for aquecido a 100ºC o processo é acelerado e em 10 minutos é possível ter o material recuperado.