Novidades

3 motivos para se preocupar com a sua aposentadoria!

Com a Reforma da Previdência Social e todo o sufoco que alguém que deseja se aposentar passa para que, de fato, se torne um aposentado e receba os benefícios da previdência, tornou-se muito importante conhecer e estar a par de tudo isso.

Muitas vezes o valor da aposentadoria é a única renda que alguém tem para viver, então, é preciso fazer o possível para aumentar o valor.

Nesse artigo você vai conferir 3 motivos para se preocupar com a sua aposentadoria e ainda uma alternativa para complementar a sua renda ao se aposentar.

 

Primeiro motivo!

Um dos principais motivos para se preocupar com a aposentadoria é que as normas que regem os seus pré-requisitos estão sempre em constante mudança.

É comum que a pessoa comece a fazer suas contribuições, mas não fique atenta a todas as mudanças, e isso pode ser um grande problema.

Muitas alterações não são altamente divulgadas e no final das contas tudo passa despercebido.

O problema disso é que nós ficamos com uma determinada ideia na cabeça, e quando vamos atrás de nos aposentarmos, nos deparamos com inúmeros pré-requisitos novos e distintos.

Para que isso não ocorra é necessário ficar sempre atento a todas as alterações que acontecem na Previdência Social, independente se você pretende se aposentar por idade ou por tempo de contribuição.

O ideal é que assim que a pessoa comece a trabalhar e investir na previdência pública, acompanhe todas as mudanças e avalie qual das alternativas é mais viável para se aposentar.

 

Segundo motivo!

Além das mudanças que ocorrem nos pré-requisitos para conseguir a aposentadoria, também é necessário verificar qual a melhor hora para se aposentar.

Pois fazer isso antes ou depois do tempo pode ser bem prejudicial.

Mesmo sendo um direito de todos, o governo é extremamente burocrático e pode, no final das contas, acabar complicando tudo ainda mais.

O mais recomendado é, de fato, buscar por alguém especializado no assunto sempre que houver alguma mudança.

É possível encontrar várias empresas e consultores especializados em consultoria previdenciária por aí. Mas não deixe de buscar boas indicações, claro!

Assim é possível ir traçando o melhor caminho para se beneficiar com uma aposentadoria um pouco mais justa.

 

Terceiro motivo!

É preciso se preocupar com a sua aposentadoria porque, além de ela ser um direito dos cidadãos, ser, muitas vezes, a única fonte de renda que teremos quando formos mais velhos.

Não é apenas uma questão de capitalismo, de fazer de tudo para se obter mais dinheiro da previdência, mas, sim, uma questão de qualidade de vida.

Muitas vezes o valor da aposentadoria através da Previdência Social é muito baixo e, principalmente para um idoso, não arca com todas as despesas.

Afinal, quanto mais velhos ficamos, maior a preocupação com saúde, uma área tão cara e pouco investida no país.

Há idosos que gastam mais de quinhentos reais mensais apenas com remédios básicos.

Por isso é importante se preocupar com a sua aposentadoria!

O mínimo que devemos exigir como cidadãos é o apoio do governo depois de tantos anos de contribuições.

Além de tudo, ainda há uma alternativa para quem deseja viver com uma boa qualidade de vida e ter uma boa reserva financeira depois da aposentadoria é investir em um plano de Previdência Privada.

Ela é uma ótima opção para quem tem condições de investir no presente para ter mais tranquilidade no futuro!

No tópico seguinte contaremos um pouco mais sobre ela, confira!

 

Previdência Privada x Previdência Pública

Você já ouviu falar sobre Previdência Privada?

Se não, busque conhecer mais sobre o tema, afinal conhecer bem a Previdência Privada será fundamental para que você complemente ainda mais a aposentadoria!

Mas primeiro vamos entender o conceito de quem pode ou não ter direito a se aposentar.

A sistematização da Previdência Social (previdência pública) é feita pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), não há taxas e é de direito de todas as pessoas que atendam aos pré-requisitos.

Já a Previdência Privada é adquirida somente por quem investiu nela e, ao contrário da pública, possui algumas taxas (taxas estas que são variáveis de acordo com cada instituição).

Então, basicamente, a Previdência Privada funciona da seguinte maneira: você procura por uma empresa que faça esse tipo de serviço e começa a investir mensalmente em sua aposentadoria.

Além disso, na Previdência Privada você pode começar a investir até mesmo para os filhos, pois não tem idade mínima como pré-requisito!

Na Previdência Privada, inclusive, você ainda pode fazer o resgate dos valores quando quiser, mas claro, sempre levando em conta que quanto menor o tempo investido, menor será o rendimento e, consequentemente, menor o valor de resgate.

Outra diferença importante é o esquema da contribuição.

A previdência pública é menos flexível que a privada, sendo que, nesta última, você pode estabelecer, junto com a sua corretora de seguros, qual será o valor contribuído e ainda mais importante, o quanto você irá resgatar em determinado período.

Confira algumas vantagens de se investir na Previdência:

  • A contribuição não é obrigatória.
  • O valor a ser investido é estabelecido pelo próprio cliente e não pelo órgão (dando mais flexibilidade no orçamento). Assim como a forma de pagamento, que podem ser mensais ou anuais.
  • É possível retirar o investimento quando for preciso (sob a possibilidade do pagamento de algumas taxas) e não precisa ser retirado tudo de uma única vez, apenas a quantidade necessária.
  • O investimento realizado é de baixo risco.
  • A Previdência Privada pode ser uma complementação à previdência pública, garantindo uma melhor estabilidade no futuro.

Agora que você conhece os 3 motivos se preocupar com a sua aposentadoria e uma alternativa para aumentar a renda, é interessante começar a investir no futuro!

E caso já tenha decidido que quer conhecer mais sobre a Previdência Privada, fale com nossos consultores! Garantimos as melhores opções para você!

admin3 motivos para se preocupar com a sua aposentadoria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *